Magistrado assina artigo sobre os mecanismos anticorrupção no Brasil
O Desembargador Federal Fausto De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), é autor de um capítulo do livro “Bribery, Fraud and Cheating - How to Explain and to Avoid Organizational Wrongdoing”, lançado na Alemanha pela Editora Springer e organizado por Markus Pohlmann, Gerhard Dannecker e Elizangela Valarini.
Foram convidados especialistas de diversos países para discutir as semelhanças e diferenças dos casos de corrupção e manipulação na política, nas organizações e na economia, com enfoque às condições que propiciam funcionários de alto escalão a deixar o caminho da legalidade e arriscar a própria carreira.
O Desembargador Federal contribuiu com o artigo “Anti-corruption in Brazil – Criticisms and developments”, no qual analisa, em 27 páginas, os atuais mecanismos de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro do país. Também apresenta um panorama da legislação criminal brasileira, bem como a doutrina e jurisprudência.
O Magistrado também é citado no capítulo “The Fifa´s case and corruption in Brasil. An expert dialogue with Markus Asner and Fausto De Sanctis”, de Elizangela Valarini e Wagner Pralon Mancuso.
O livro está disponível para download no site da editora, integralmente ou por capítulos.
O autor
Fausto Martin De Sanctis é Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Processo Civil pela Universidade de Brasília (UnB).
É Desembargador Federal no TRF3 desde 2011. Atualmente, ocupa o cargo de Ouvidor-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região e é Supervisor do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário Federal da 3.ª Região.
De Sanctis esteve à frente de uma das varas especializadas em lavagem de dinheiro na Justiça Federal brasileira, tema pelo qual é mundialmente reconhecido, tendo sido convidado a participar de programas e conferências no Brasil e no exterior, além de ter publicado outros livros sobre o assunto.
![]() |
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 970 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br