Evento aborda a luta das mães pela sobrevivência, pela saúde e contra a violência doméstica
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (EMAG) e a Comissão de Equidade de Gênero do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizam, de 26 a 28 de maio, das 11h às 12h30, o webinário “Mães pandêmicas em Maio”. As palestras são gratuitas, abertas ao público e com transmissão ao vivo pelo canal da EMAG no YouTube.
Entre os temas abordados destaca-se a luta das mães pela sobrevivência, pela saúde e contra a violência. Durante o evento será transmitida a exposiçãofotográfica “Em Primeira Pessoa”, de José Augusto Soares Barreto Filho, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutor em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e fotógrafo documental amador. Comentários de André Arruda, fotógrafo profissional.
A realização do webinário marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, de 1984, além do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ambos celebrados no dia 28 de maio.
O evento é dirigido pela desembargadora federal Therezinha Cazerta, diretora da EMAG e presidente da Comissão de Equidade de Gênero do TRF3, e coordenado pelos servidores Márcia Pannunzio e Rafael Rios Ribeiro, integrantes da Comissão. A organização tem apoio da Associação dos Juízes Federais de São Paulo (AJUFESP) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ São Paulo.
Para participar, é necessário efetuar inscrição pelo site https://adm.trf3.jus.br/EMAG/. Os inscritos receberão e-mail com instruções de acesso na véspera do evento e deverão registrar presença em formulário a ser disponibilizado durante a transmissão. Será conferido certificado aos que atingirem a frequência mínima de 75% da carga horária.
Inscreva-se aqui
Confira a programação:
Dia 26/5: Mães Pandêmicas na Luta pela Sobrevivência
Abertura: Therezinha Cazerta – Desembargadora Federal, Diretora da EMAG e Presidente da Comissão de Equidade de Gênero do TRF3.
Presidente de mesa: Inês Virgínia - Desembargadora Federal e integrante da Comissão de Equidade de Gênero do TRF3.
Palestrantes: Alex dos Santos (Lê Maestro) – ONG Gerando Falcões e Sílvia Pimentel – Jurista, Professora da PUC-SP e integrante do Comitê CEDAW/ONU, de 2005 a 2016.
Debatedora: Thaís Perico – Advogada, cofundadora da ONG Hella.
Dia 27/5: Mães Pandêmicas na Luta pela Saúde
Presidente de Mesa: Rita Dias Nolasco – Procuradora da Fazenda Nacional Adjunta da Direção Nacional da Escola da AGU.
Palestrantes: Lúcia Bastos – Advogada e Pós-doutora pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP e Sandra Kishi – Procuradora Regional da República e Coordenadora do Projeto Conexão Água/MPF.
Debatedora: Lázara Carvalho - Advogada e Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP.
Dia 28/5: Mães Pandêmicas na Luta contra a Violência
Exibição do curta-metragem “Evitável - A ausência e a história de mulheres vítimas de morte materna, cujas trajetórias interrompidas forçam rearranjos familiares inesperados”. Direção Julia Morim.
Presidente de Mesa: Marcelle Ragazoni Carvalho - Juíza Federal e presidente da AJUFESP.
Palestrantes: Fabiana Dal’Mas Rocha Paes – Promotora de Justiça (MP-SP) e Presidente da ABMCJ-São Paulo; e Elaine Müller – Professora da UFPE e coordenadora da pesquisa “Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais no Brasil”.
Debatedora: Letícia Dea Banks Ferreira Lopes – Juíza Federal e integrante da Comissão de Equidade de Gênero do TRF3.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Esta notícia foi visualizada 909 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br