Prática foi contemplada na categoria CNJ/ Tecnologia
O prêmio Innovare apresentou hoje, (7/12), em cerimônia virtual transmitida pelo canal da instituição no YouTube, os ganhadores e homenageados da 18ª Edição. O Projeto “Sigma - Ranqueamento de modelos de atos judiciais a partir de peças processuais”, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), foi a prática vencedora na categoria CNJ/Tecnologia.
A iniciativa da Justiça Federal da 3ª Região foi anunciada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, que parabenizou a presidência do TRF3 e toda equipe envolvida no trabalho.
O presidente do TRF3, desembargador federal Mairan Maia, agradeceu ao Instituto Innovare, à comissão julgadora e ao CNJ pelo reconhecimento e ressaltou que o Tribunal vem desenvolvendo, nos últimos anos, uma gestão voltada para a valorização e capacitação dos servidores, além da ampliação do uso de novos instrumentos tecnológicos, com a finalidade de otimizar os serviços.
O magistrado frisou que o Sigma é fruto de uma política estratégica de buscar a autonomia na área da tecnologia da informação com segurança e economia, a partir dos conhecimentos e dedicação dos integrantes do Tribunal e das Seções Judiciárias de São Paulo e de Mato Grosso dos Sul.
“É importante destacar que é um projeto inteiramente desenvolvido pelos servidores e magistrados de forma voluntária, e, por essa razão, esse prêmio é a eles dedicado”, salientou.
Prática vencedora
O Sigma foi idealizado por componentes do TRF3 e da Seção Judiciária de São Paulo e é gerenciado em parceria do Núcleo de Inovação e Inteligência Artificial (NIIA) com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI) do TRF3. O sistema tem como objetivo facilitar a produção de minutas, aumentar a produtividade e a qualidade da prestação jurisdicional.
Por meio de buscas inteligentes realizadas com rapidez, o Sigma elimina tarefas repetitivas e fornece insumos qualificados para produção de textos. O sistema é capaz de identificar o fundamento legal das peças, considerando o entendimento do magistrado sobre um determinado assunto.
A ferramenta já está disponível nos gabinetes do Tribunal e está em fase de implementação no primeiro grau.
Baixe um pdf sobre o projeto.
Veja um resumo do projeto no YouTube.
18ª Edição do Prêmio Innovare
A cerimônia da 18ª Edição do Prêmio Innovare contemplou os ganhadores das categorias Tribunal, juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Ao todo, mais de 630 práticas concorreram à seleção.
Em 18 anos, o Innovare já premiou mais de 240 iniciativas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica. Elas são incluídas no Banco de Práticas do Innovare.
Desde sua criação, em 2004, o Prêmio identifica e evidencia ações inovadoras que contribuem para o aprimoramento da Justiça.
O Innovare conta com o apoio do CNJ, das associações de classe do sistema de Justiça, da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Grupo Globo.
Veja aqui a lista completa dos finalistas de 2021
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Com informações da Agência CNJ de Notícias e do Instituto Innovare

Esta notícia foi visualizada 1276 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br