Magistrados foram eleitos em novembro de 2021 para o biênio 2022/2023
A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, participou hoje, 25/3, da sessão solene de posse dos cargos diretivos do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) para o biênio 2022/2023. O evento foi realizado no auditório da instituição e transmitido pelo canal do TJMSP no Youtube.
Na cerimônia, o juiz Orlando Eduardo Geraldi assumiu a presidência do órgão e deu posse aos juízes Paulo Adib Casseb, como vice-presidente; Enio Luiz Rossetto; como corregedor-geral da Justiça Militar Paulista; Silvio Hiroshi Oyama, como Diretor da Escola Judiciária Militar; e Clovis Santinon, como Ouvidor.
Os magistrados foram eleitos para a diretoria do Tribunal por unanimidade em novembro de 2021.
O novo dirigente saudou os presentes e fez um registro especial aos presidentes de tribunais, ressaltando a importância da união dos dirigentes na missão de defender os interesses da Justiça.
O magistrado destacou a necessidade do aprimoramento da governança institucional para alcançar a excelência na gestão, de forma a assegurar os direitos do cidadão.
“Dentre os principais desafios estão consolidar o uso do processo judicial eletrônico na esfera criminal em primeira e segunda instância, mirando uma Justiça Militar Estadual totalmente digital em um futuro próximo, a qual, integrando inteligência artificial e inteligência humana, garanta níveis mais elevados de celeridade, segurança, transparência e produtividade na tramitação dos feitos e uma prestação jurisdicional efetiva”.
“Nossa principal meta será consolidar a transformação digital do TJMSP para ampliar e facilitar o acesso à Justiça Militar, agilizar a tramitação dos processos, aprimorar a governança institucional e alcançar a excelência na gestão, de forma a assegurar os direitos do cidadão”, afirmou o presidente.
A solenidade também contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, integrantes do sistema de justiça e demais convidados.
A presidente do TRF3 e os presidentes do TJMSP, juiz Orlando Eduardo Geraldi, e do TRE-SP, des. Paulo Galizia
Novo presidente
Orlando Eduardo Geraldi ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1975, atuou em unidades de policiamento, assessorias militares e serviu à Casa Militar do Governo. Em 2005 foi promovido ao posto máximo da Corporação. Já no ano de 2008 assumiu o cargo de juiz do TJMSP e foi presidente da instituição no biênio 2012/2013. Ainda no Tribunal, foi diretor da Escola Judiciária Militar de 2014 a 2017 e juiz corregedor-geral nos biênios 2010/2011 e 2016/2017.
Tribunal Militar
O TJMSP tem competência para processar e julgar os militares do Estado de São Paulo (integrantes da Polícia Militar e os bombeiros) nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, bem como decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.
O órgão é composto por sete magistrados togados em primeira instância, sete em segunda instância, além de 233 colaboradores, entre servidores, estagiários e terceirizados.
Assessoria de Comunicação do TRF3
Com informações do TJMSP

Esta notícia foi visualizada 2034 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br