TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

17 / agosto / 2022
TRF3 prestigia posse dos novos dirigentes do TSE 

Corregedor regional representou Presidência em solenidade realizada em Brasília

O corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Luiz Stefanini, participou nesta terça-feira (16/8), em Brasília/DF, da solenidade de posse dos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente. Ele representou a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos.

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de profissionais da imprensa, de representantes de embaixadas e de convidados dos empossados. 

O novo presidente do TSE conduzirá a corte eleitoral até junho de 2024. A ele caberá presidir as eleições gerais de 2022 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito municipal. O ministro Ricardo Lewandowski se aposentará em maio de 2023, quando será sucedido na Vice-Presidência pela ministra Cármen Lúcia. 

Ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski tomam posse como presidente e vice-presidente do TSE (Foto: Secom/TSE)

Perfis dos ministros 

Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como substituto desde abril de 2017. Possui doutorado em Direito do Estado, livre-docência em Direito Constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do Direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de Direito Constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017. 

Ricardo Lewandowski, nascido no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948, é ministro do STF desde 16 de março de 2006. Ele é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University. Antes de ingressar no STF, também foi desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e juiz do Tribunal de Alçada Criminal do estado. Lewandowski já presidiu o TSE de 2010 a 2012. 

Com informações do TSE 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais
TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin
JFSP: InstagramFacebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 479 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br