Evento realizado na última sexta-feira (21/10) condecorou 36 pessoas com a medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico”
A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, participou, na última sexta-feira (21/10), da solenidade alusiva ao “Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB)”, realizada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA/SP).
O comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV Comar) da Aeronáutica, major brigadeiro do ar Alan Elvis de Lima, foi o anfitrião da cerimônia, que contou com a presença de militares; membros do Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade em geral. Na ocasião, 36 pessoas foram condecoradas com a medalha de “Ordem do Mérito Aeronáutico”.
O desembargador federal Mairan Maia, que presidiu o TRF3 no biênio 2020-2022, foi uma das autoridades nominadas para receber a medalha.
Ao prestigiar o evento, a presidente do TRF3 lembrou que a integração entre os órgãos é fundamental. “Vivemos em uma democracia. O Poder Judiciário sempre deve conversar com as demais instituições. Os militares, as Forças Armadas, merecem todo o nosso respeito. Eles é que dão a força para o nosso país, garantem a nossa segurança e de nossas fronteiras”.
A apresentação de manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, complementaram a solenidade.
Medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico”
A comenda é uma distinção concedida aos militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que tenham se distinguido no exercício da profissão; aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que se tornaram credores de homenagem da nação brasileira e da Aeronáutica; aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram nas suas áreas de atuação a serviço da Pátria; e às corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento da nação brasileira ao da Aeronáutica.
23 de outubro
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, prestigia solenidade em comemoração ao Dia do Aviador
36 pessoas foram condecoradas com a medalha “Ordem do Mérito Aeronáutico”
Esquadrilha da Fumaça
Com informações da Força Aérea Brasileira
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Esta notícia foi visualizada 1247 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br