TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

25 / novembro / 2022
Presidente do TRF3 participa de homenagem ao desembargador federal Newton de Lucca

Cerimônia foi promovida pelo Instituto dos Advogados de São Paulo

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Marisa Santos, participou, nesta sexta-feira (25/11), de evento promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) em homenagem ao desembargador federal Newton de Lucca, que presidiu a Corte no biênio 2012-2014.

A cerimônia, realizada no auditório do IASP, na Avenida Paulista, reuniu membros da magistratura, da advocacia e da academia para celebrar a trajetória de Newton de Lucca como magistrado, professor, advogado e poeta.

O presidente da Comissão de Direito Bancário do IASP, Flávio Maia; o diretor administrativo do IASP, Diogo Melo; o desembargador federal aposentado Newton de Lucca; a presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos; o desembargador federal Mairan Maia; e o presidente da Comissão de Criptoativos e Crimes do IASP, Cesar Caputo (Foto:Acom/TRF3)

Advogados, diretores do IASP, alunos, orientandos e colegas do desembargador federal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) prestaram homenagens ao magistrado, que é professor titular da USP e professor emérito da Universidade Nove de Julho (UniNove).

Além de exaltar a trajetória do desembargador federal Newton de Lucca, a quem se referiu como “um irmão”, a presidente do TRF3 realizou uma exposição sobre criptoativos, com ênfase nos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Ela enfatizou que a cooperação jurídica internacional tem sido uma ferramenta importante para punir os criminosos.

Presidente do TRF3 realizou exposição sobre crimes cometidos com uso de criptoativos (Foto: Acom/TRF3)

O evento contou ainda com outras duas apresentações sobre o tema, além dos discursos de abertura proferido pelo presidente da Comissão de Direito Bancário do IASP, Flávio Maia, e de encerramento, pela diretora cultural do instituto, Ana Nery. Todos teceram elogios ao homenageado e destacaram a presença de figuras relevantes no auditório.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Moura Ribeiro, os desembargadores federais do TRF3 Therezinha Cazerta, Mairan Maia e Leila Paiva, além do juiz federal Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior, recém nomeado desembargador federal do TRF3, prestigiaram a cerimônia.

A professora Ilene Patrícia de Noronha Najjarian, o desembargador federal Newton de Lucca e a diretora cultural do IASP (Foto: Acom/TRF3)

Em sua fala, o homenageado disse estar feliz e emocionado com o evento. Ele agradeceu ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ao Instituto dos Advogados de São Paulo e à sua esposa. O desembargador federal fez ainda citações a versos de diversos poetas e autores acadêmicos, tanto brasileiros quanto estrangeiros, e promoveu uma reflexão sobre a ética e o direito.

Desembargador federal Newton de Lucca

O desembargador federal Newton De Lucca atuou por 26 anos no TRF3 e ocupou o cargo de presidente no biênio 2012-2014. Ele se aposentou no dia 9 de outubro de 2022

Natural de São Paulo/SP, Newton De Lucca ingressou no TRF3 em 1996, pelo quinto constitucional, em vaga destinada a membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Antes da magistratura, atuou na advocacia em São Paulo, de 1971 a 1996.

É graduado, mestre, doutor, livre-docente adjunto e professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação.

O magistrado foi membro do Órgão Especial e integrou a Oitava Turma e a Terceira Seção do TRF3, responsáveis por julgar matéria relacionada à previdência e à assistência social.

Na corte, também foi diretor da Escola de Magistrados (Emag) de setembro de 2007 a março de 2010 e presidiu o XII Concurso para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto e Juíza Federal Substituta da 3ª Região.

Durante sua gestão como presidente, Newton De Lucca deu continuidade à expansão de varas e de juizados especiais federais em diversos municípios da 3ª Região, inaugurando centrais de conciliação nas Seções de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

É professor de pós-graduação stricto sensu da Universidade Nove de Julho (UniNove), tendo recebido, em 2021, o título de professor emérito. É membro da Academia Paulista de Magistrados, da Academia Paulista de Direito e da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Foi vice-presidente do Instituto Latino-Americano de Direito Privado e do Instituto Avançado de Proteção de Dados (IAPD).

Magistrados da Justiça Federal 3ª Região, o desembargador federal aposentado Newton de Lucca e a procuradora Rita Nolasco.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 
 
TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1569 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br