TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

19 / julho / 2023
Organização do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário realiza reunião inaugural na EPM

Presidente da Comissão de Gestão da Memória do TRF3, desembargadora federal Giselle França, esteve no evento

Foi realizada ontem (18/7), na Escola Paulista da Magistratura (EPM), a reunião inaugural da organização do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que será promovido em maio de 2024 na cidade de São Paulo. A presidente da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Giselle França, participou do evento.

Além do TRF3, representantes dos demais tribunais sediados na capital, que serão responsáveis pelo encontro, estiveram na reunião: Tribunal Regional do Trabalho (2ª Região), Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça e Tribunal de Justiça Militar. A escolha da candidatura paulista foi anunciada no III Enam, realizado em maio em Porto Alegre/RS.

Na oportunidade, foram definidas as datas do encontro (7 a 10 de maio), os locais de abertura e encerramento e discutidas questões de logística, realização de grupos temáticos, visitas técnicas e atividades práticas, além de um tema central para o encontro. Também foi criada uma comissão executiva para coordenar a organização do evento, com representantes de cada tribunal envolvido.

O Enam foi instituído pela Resolução nº 316/20 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O objetivo do encontro é discutir a preservação da história do Judiciário nacional e compartilhar experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.

A reunião foi aberta pelo presidente da Comissão de Gestão da Memória e coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, que agradeceu a presença de todos e salientou o propósito de reunir os representantes dos tribunais parceiros para discutir aspectos preliminares da organização do encontro. “Nós somos Justiça. Nós temos uma história, um presente e um futuro e estamos empenhados em fazer um evento à altura”, ressaltou. 

A presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, cumprimentou os magistrados e servidores envolvidos no projeto de preservação da memória e enfatizou a alegria e a responsabilidade pela realização do Enam em São Paulo.

A desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, coordenadora da área de Estudos em História e Memória da EPM, destacou a importância da união dos tribunais em torno da história e memória para a sensação de pertencimento e para a construção do trabalho diário para magistrados, servidores e jurisdicionados. “A troca de conhecimentos e o partilhamento da história de cada tribunal tornará o evento mais rico e colheremos muitos frutos”, frisou.

O juiz Carlos Alexandre Böttcher, também coordenador da área de Estudos em História e Memória da EPM e integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (Proname), foi escolhido para conduzir os trabalhos da comissão executiva do IV Enam.

Participaram também da reunião o vice-diretor da Escola Judicial do TRT da 2ª Região (Ejud2), desembargador Homero Batista Mateus da Silva; o diretor da Escola Judiciária Militar do Estado de São Paulo (EJMSP), juiz Silvio Hiroshi Oyama; a juíza assessora da Presidência do TRE-SP Denise Indig Pinheiro, a juíza assessora da Corregedoria do TRE-SP Fernanda Mendes Simões Colombini, a juíza assessora da Presidência do TRT da 2ª Região Sandra Miguel Abou Assali, o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Cristiano Abreu Corrêa; a diretora da Divisão de Arquivo e Gestão Documental do TRF da 3ª Região, Marina Paulelli Mariutti Engel; a supervisora da Seção de Biblioteca do TRF da 3ª Região, Luciana Maria Napoleone; a coordenadora de Gestão Documental e Arquivo do TJSP, Meire Rodrigues Garcia, o servidor do Museu do TJSP Bruno Bettine de Almeida, os servidores Cid Sabelli e Marco Antônio Silva, integrantes da Comissão de Gestão Documental e Memória do TJMSP; e o servidor Eduardo Rocha, integrante do Comitê do Proname e da área de Gestão Documental do TRT da 2ª Região.

Com informações da EPM

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  
 
TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin   
JFSP: InstagramFacebook e Twitter   
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 657 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br