Pela primeira vez, setor recebe grupo de acadêmicos
A Central de Conciliação em São Paulo (Cecon/SP) recebeu 43 alunos da Faculdade de Direito de Santo André/SP (Fadisa), nos dias 21 e 22 de agosto. Os estudantes participaram de uma visita técnica para acompanhamento de audiências de conciliação nas modalidades presencial e virtual.
A coordenadora da Cecon/SP, juíza federal Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira, recepcionou os visitantes e explicou a dinâmica das atividades.
A magistrada explicou que foram agendadas 60 audiências para os dois dias. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar as negociações nas mesas e também as realizadas remotamente.
“É a primeira vez que uma faculdade vem conhecer o funcionamento, assistir e aprender as rotinas dos trabalhos. Para nós, é uma grande alegria e mais uma oportunidade de divulgar a conciliação como prática corrente da Justiça Federal”, frisou.
A reitora da Fadisa, professora doutora Arleide Braga, foi a idealizadora da visita. “Estamos muito honrados em sermos os pioneiros na participação de audiências de conciliação com os alunos da nossa instituição”, acrescentou.
 (5).png)
Estudantes acompanharam audiências de conciliação em 21/8 (Foto: Acom/TRF3)
Primeiro dia
A professora Luciana Linares acompanhou os 20 alunos que compareceram em 21 de agosto e agradeceu a acolhida.
“Nós, profissionais do Direito, sabemos o quanto essa experiência é valiosa. Procuramos preparar o estudante não só de maneira doutrinária, mas também para o dia a dia da carreira jurídica”, enfatizou.
Segundo Luciana Linares, a instituição de ensino teve a ideia de realizar a visita e obteve a aceitação da Cecon/SP e dos alunos.
“A Fadisa trouxe os estudantes para vivenciarem a capacidade do diálogo, da facilitação e do consenso”, disse.
Tamires Licar cursa o último ano de Direito e acompanhou uma audiência de conciliação na Justiça Federal pela primeira vez.
“Sempre é inspirador ver como as partes podem construir um acordo e desafogar o Judiciário”, pontuou.
A estudante Paula Bucollo, também do último ano, ficou surpresa com a experiência.
“Eu pensei que iria encontrar um ambiente pesado. Não imaginava que fosse assim, as pessoas conversam, sem briga, tudo muito tranquilo”, observou.
Para Vanda Teles, do quinto ano de Direito, a visita agregou conhecimento. “A teoria e a prática têm que andar juntas.”
Décio Ferreira dos Santos está no primeiro ano e nunca havia assistido a uma audiência de solução consensual. Para ele, a experiência foi enriquecedora.
“É um momento ímpar presenciar uma conciliação clara e bem exposta. Toda resolução sem litígio é mais simples e tranquila para todos”, ponderou.
José da Silva Oliveira, que cursa o segundo ano, frisou que a conciliação é positiva para toda a sociedade.
“E traz agilidade para a Justiça, fazendo com que os desejos das partes se concretizem mais rapidamente”, finalizou.
Segundo dia
A professora Egle Munhoz esteve com 23 alunos na Cecon/SP em 22 de agosto. Ela explicou que a Fadisa idealizou a visita considerando a relevância da conciliação no trâmite judicial. “A faculdade acompanhou os alunos em grupos para eles terem a experiência de entender como se desenvolvem as audiências, como as partes podem fazer a autocomposição, qual é a interferência do conciliador”, explicou.
A professora lembrou que os alunos conhecem o tema teoricamente e a visita proporcionou o contato com a realidade.
“Vir em campo, acompanhar, fazer a oitiva de como se dá a audiência é muito importante”, concluiu.

Segundo dia de visita (Foto: Acom/TRF3)
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 1243 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br