Grupo conheceu a estrutura e o funcionamento da Justiça Federal
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 3 de dezembro, a visita de alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Eles participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.
A ação tem como objetivo apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
.jpg)
Alunos no centro de memória do TRF3 (Fotos: Acom/TRF3)
Gabriela Manuel Eurico, 20 anos, aluna do terceiro semestre do curso de Direito, contou que a motivação em participar veio do interesse em conhecer a organização e o trabalho desenvolvido no Tribunal. “Ver de perto a rotina vivenciada por magistrados é muito importante para meu aprendizado.”
A programação teve início no Centro de Memória “Desembargador Federal Sérgio Nascimento”. Os universitários conheceram um pouco da história da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), por meio de documentos, objetos, fotos, vídeos e recursos multimídia.
.jpg)
Servidor esclarece os tipos de processos que chegam à Corte
O grupo se encaminhou, então, à Subsecretaria Unificada de Turmas da 1ª Seção. O servidor Marcelo Poço Reis explicou os tipos de processos que chegam ao Tribunal e quais os órgãos da União possuem demandas na Corte.
Na sequência, eles foram ao gabinete do desembargador federal Carlos Francisco, que também é professor na instituição de ensino. O magistrado falou sobre sua trajetória profissional e respondeu a dúvidas relacionadas às carreiras.
“É de extrema relevância que o Tribunal abra literalmente as portas, acolha estudantes e permita que eles aprendam sobre o funcionamento da Justiça Federal”, afirmou.

Visita ao gabinete do desembargador federal Carlos Francisco
Ao final, a desembargadora federal Leila Paiva conversou com o grupo e abordou assuntos como preparação para concursos, magistratura e docência.
“É uma alegria imensa saber que os alunos estão buscando obter cada vez mais conhecimento sobre o meio jurídico, uma vez que eles são o futuro”, afirmou.
Para Geziel Rocha, 25 anos, que está no quarto semestre, a visita ao gabinete e a palestra se destacaram.
“Por mais que tenhamos contato com o desembargador federal, pois ele já foi nosso professor, a proximidade aqui foi maior. O mesmo ocorreu no final, em que tivemos a possibilidade de conversar com uma magistrada. Foi excelente!”
.jpg)
Universitários do Mackenzie visitam o TRF3
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 20 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br