Especialista tratou do uso consciente de recursos monetários
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) realizou, em 3 de outubro, a palestra “Gestão de Finanças Pessoais” com o analista do Banco Central do Brasil (Bacen) e membro do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira - Programa “Aprender Valor”, João Evangelista de Sousa Filho.
O evento ocorreu na modalidade on-line, com transmissão pela plataforma Zoom. O diretor da Emag, desembargador federal Nino Toldo, apresentou o palestrante.
João Evangelista explicou que a educação financeira é um processo de empoderamento do cidadão para decisões referentes ao bem-estar monetário, sob um olhar humano e de compreensão das prioridades. Ela tem como base o planejamento do uso dos recursos, a poupança ativa e o crédito.
Nino Toldo e João Evangelista de Sousa Filho (Foto: Acom/TRF3)
“O planejamento define o que é preciso comprar, consumir, guardar, considerando necessidades e desejos individuais.”
Segundo o especialista, a poupança ativa prevê a reserva de valores para segurança, como imprevistos, endividamento, aposentadoria e oportunidades de oferta, como poder de barganha e sonhos.
“É difícil sobrar algo para poupar? Uma dica simples: inverta a lógica", aconselhou.
João Evangelista tratou do uso consciente de recursos monetários (Foto: Acom/TRF3)
O analista deu uma sugestão para fazer um bom investimento. "Defina o objetivo, saiba das opções disponíveis, faça a escolha, diversifique, avalie os ganhos periodicamente e, se tiver dívidas, pague antes”, disse.
Ele alertou quanto à rentabilidade fácil e excessiva, marketing agressivo, empresas desconhecidas e enfatizou a importância de consultar órgãos reguladores, como o Bacen e a Comissão de Valores Mobiliários.
O especialista atentou que o uso do crédito implica no pagamento de juros e apresentou as vantagens e desvantagens da utilização.
A íntegra da palestra está disponível no canal da Emag no Youtube.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 857 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br