Programa Pop Rua Jud foi o vencedor na categoria Tribunal
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) foi o vencedor do Prêmio Innovare 2023 na categoria Tribunal, com o “Programa Pop Rua Jud da 3ª Região”. A cerimônia de premiação foi realizada hoje, 12 de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF), com transmissão ao vivo pelo canal do evento no Youtube.
A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e a juíza federal em auxílio à Presidência Marisa Cucio receberam o troféu do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
“É uma honra para o Tribunal receber, novamente, o prêmio Innovare. Este troféu é reconhecimento importantíssimo para um trabalho que é fruto da dedicação de muitas pessoas e organizações. Foram premiados o empenho e a solidariedade de todos e todas em garantir o acesso dos mais vulneráveis aos seus direitos”, declarou a presidente do TRF3.
A juíza federal Marisa Cucio, que coordena o programa e foi inscrita como autora, acredita que o sucesso do Pop Rua Jud pode ter grandes reflexos na atuação do poder público. “O que desejamos é que nossos mutirões inspirem mais ações e políticas públicas voltadas à população em situação de rua.”
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi o outro finalista na categoria, com o projeto “Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp)”.
Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos; e juíza federal Marisa Cucio (Foto: Prêmio Innovare/Roberto Teixeira)
Antes desta edição, o TRF3 já havia sido premiado em 2006, pelo sistema informatizado dos Juizados Especiais Federais, e em 2021, pelo projeto “Sigma – Ranqueamento de modelos de atos judiciais a partir de peças processuais”.
Pop Rua Jud
Por meio do “Programa Pop Rua Jud”, o TRF3 organiza mutirões destinados ao atendimento à população em situação de rua, promovendo o acesso à Justiça e a serviços públicos.
Em 2023, o Tribunal organizou ações nas cidades de São Paulo, Iaras, Fernandópolis, Osasco, Sorocaba, Santos, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Santo André, no estado de São Paulo; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
A ação é coordenada pelo TRF3 e realizada em parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais. Os mutirões oferecem serviços de cidadania, como expedição de documentos, de assistência social e de saúde, além do acesso à justiça.
O último Pop Rua Jud de 2023 foi realizado na capital paulista, entre 24 e 26 de outubro, no Parque Jardim da Luz e atendeu cerca de 2.500 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.
Outros vencedores do Prêmio Innovare 2023
O Instituto Innovare também anunciou os projetos vencedores em outras categorias:
Categoria Juiz - “Somos Marias”, de Peruíbe/SP e autoria da juíza Danielle Camara Takahashi Cosentino Grandinetti, promotor de justiça Orlando Brunetti Barchini e Santos e Higor Caue de Souza Oliveira;
Categoria Ministério Público - “Projeto Ilé-Iwé”, de Aracajú/SE e autoria de Luis Fausto Dias de Valois Santos;
Categoria Defensoria Pública - "Economia do Cuidado: A consideração do trabalho não remunerado para fins de remição de pena", de Guarapuava/PR e autoria de Mariela Reis Bueno e Nilva Maria Rufatto Sell;
Categoria Advocacia - "Acesso à Justiça para Povos Indígenas que Vivem em Isolamento" de Santarém/PA e autoria de Carolina Ribeiro Santana, Patricia Borba, Kri Guajajara (Maria Judire Baleeiro) e Catarina Ramos;
Categoria Justiça e Cidadania - "Especialização em Segurança Pública Contemporânea", de Brasília/DF e autoria de Luciana do Amaral Alonso Martins, Rodrigo de Souza Carvalho, Marci Alberto Gomes Silva e Gilson Matilde Diana.
Categoria CNJ - “LGBTfobia Não É Opinião, É Crime”, do Tribunal de Justiça do Maranhão e autoria do juiz Marco Adriano Fonseca.
Categoria Destaque - Nesta edição, a Categoria Destaque teve como tema a Defesa da Democracia e do Estado de Direito. O homenageado foi o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que faleceu em 2014. As duas vencedoras, que já haviam sido anunciadas pela organização, são “Poranga Pesika - Por uma Defensoria Intercultural”, de São Gabriel da Cachoeira/AM, da Defensoria Pública do Amazonas e autoria de Isabela do Amaral Sales, Ronaldo Antonio Rafael, Daniele Rosana Prado Arantes, Wildenise Melgueiro das Chagas, Álvaro Socot; e "Em Defesa da Democracia e da Justiça no Brasil", de São Paulo/SP e de autoria de André Feitosa Alcântara e José Carlos Dias.
Prêmio Innovare
Criada em 2004, a premiação reconhece práticas inovadoras voltadas ao aperfeiçoamento e à modernização da Justiça brasileira.
A iniciativa busca identificar ações concretas para mudar rotinas consolidadas no sistema de Justiça, independentemente de alterações na legislação.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 1361 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br