TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

01 / março / 2024
Novas instalações do Centro de Memória Institucional da Justiça Federal da 3ª Região são inauguradas

Espaço leva o nome do desembargador federal Sérgio Nascimento

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) inaugurou, no dia 29 de fevereiro, as novas instalações do Centro de Memória Institucional da Justiça Federal da 3ª Região. O espaço foi revitalizado e nomeado “Centro de Memória Desembargador Federal Sérgio Nascimento”, em homenagem ao magistrado falecido no dia 19 de fevereiro deste ano. O local se encontra no mezanino do edifício-sede, na Avenida Paulista, 1.842, Torre Sul.


Presidente do TRF3, Marisa Santos, discursa na solenidade (Fotos: Acom/TRF3)

O evento foi conduzido pela presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, e contou com a presença do governador do estado de Mato Grosso do Sul (MS), Eduardo Riedel; do presidente eleito do TRF3 para o biênio 2024-2026, desembargador federal Carlos Muta; e da procuradora-geral do Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia.


Governador Eduardo Riesel fala aos presentes no evento

O objetivo foi preservar o acervo histórico, promovendo um ambiente acessível e inclusivo, que permita ao público conhecer ou relembrar momentos importantes da história do Tribunal, contados por meio de recursos multimídia, publicações, documentos, fotografias, vídeos e objetos.


Acervo histórico da Justiça Federal

Na ocasião, a presidente do TRF3 ressaltou a inauguração do espaço e a exposição de obras sul-mato-grossense. “Aqui a arte e a história do Tribunal estão valorizadas”, afirmou.

Para a coordenadora da Comissão de Gestão de Memória da 3ª Região, desembargadora federal Giselle França, o sentido da memória reside no “resgaste do passado, a vivência do presente para a construção do futuro”.


Autoridades descerram placa de inauguração
 

Homenagem

O Centro de Memória leva o nome do desembargador federal Sérgio Nascimento. O filho do magistrado, Sérgio André, mencionou como o Memorial se adequa ao trabalho desenvolvido por seu pai, que tinha muito comprometimento com a justiça social.


Sérgio André assina livro de presença

Exposição artesanato sul-mato-grossense

No evento, a presidente do TRF3, o governador e a procuradora-geral assinaram dois termos de convênio: para a cessão de obras sul-mato-grossense e para intercâmbio cultural, técnico e científico.


Governador Eduardo Riedel assina convênio com TRF3

Para o governador, o estado e o Tribunal estreitaram relações ao longo do tempo e isso é simbolizado pela exposição. “A nossa cooperação está expressa por meio da cultura e do artesanato”.


Exposição de artesanato sul-mato-grossense

Exposição Pop Rua Jud

No espaço também foi inaugurada exposição sobre o “Programa Pop Rua Jud”, com fotos que receberam um QR Code, direcionando o visitante a vídeos com depoimentos.

O Pop Rua Jud é organizado pelo TRF3, com mutirões destinados ao atendimento à população em situação de rua. Ele é realizado em parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais para oferecer serviços de cidadania, como expedição de documentos, de assistência social e de saúde, além do acesso à justiça.


Imagens do Pop Rua Jud no Centro de Memória

Em 2023, o Tribunal promoveu ações nas cidades de São Paulo, Iaras, Fernandópolis, Osasco, Sorocaba, Santos, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Santo André, no estado de São Paulo; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook  

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 868 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br