TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

18 / março / 2024
Alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco visitam TRF3 

Iniciativa integra o projeto “Portas Abertas”, que apresenta o funcionamento do Judiciário 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 7 de março, 46 estudantes do primeiro ano do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP) no projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”. Os universitários estavam acompanhados do procurador-regional da República e professor André de Carvalho Ramos, e do professor Paulo Henrique dos Santos Lucon.  

A visitação foi organizada pela Presidência com apoio da Ouvidoria-Geral do TRF3, tendo consistido em visita monitorada com o objetivo de apresentar a organização e o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, compareceu na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) para saudar os alunos.  


Desembargadora federal Renata Lotufo; presidente do TRF3 Carlos Muta; procurador-regional da República André de Carvalho Ramos; professor da USP Paulo Henrique dos Santos Lucon (Fotos: Acom/TRF3) 

O magistrado pontuou os vários espaços de visitação dentro do tribunal e afirmou que o juiz necessita estar próximo da comunidade e compreender as novas gerações, com uma linguagem acessível, não apenas verbal e escrita, mas comportamental.  

“Não somos eleitos, mas nos legitimamos pela qualidade e conteúdo de nossas decisões. Quanto mais próximos nós estivermos da sociedade, expressando os valores que ela representa, mais legitimados estaremos pela soberania popular”, afirmou. 

A desembargadora federal Renata Lotufo respondeu questionamentos acerca da magistratura, como tempo de estudo, concurso, possibilidade de promoção e remoção. 


Alunas da USP no Centro de Memória 

A programação começou com visita ao Centro de Memória Desembargador Federal Sérgio Nascimento. Os alunos conheceram um pouco da história do tribunal por meio de fotografias, objetos, publicações, documentos, vídeos e recursos multimídia. Eles também puderam ver a mostra de obras de artesanato sul-mato-grossense. 

A coordenadora da Comissão de Gestão de Memória da 3ª Região, desembargadora federal Giselle França, conversou com o grupo e destacou o Programa Pop Rua Jud, ganhador do prêmio Innovare 2023 na categoria tribunal, cujas fotos estavam em exposição no local. 

A seguir, os universitários foram conduzidos ao Gabinete da Conciliação. A coordenadora da Central de Conciliação de São Paulo, juíza federal Ana Lúcia Iucker, fez uma breve apresentação explicando como são resolvidos os conflitos por meio deste método alternativo de solução consensual.  


Juíza federal Ana Lúcia Iucker recebe alunos no Gabinete de Conciliação 

Ao final, Giselle França retornou para ministrar uma palestra, em que contou a vivência na profissão desde o período na faculdade até a posse como desembargadora. 

Para a estudante Ana Carolina Alvares Torres, 28 anos, participar do evento foi muito significativo, uma vez que ela trabalha em uma autarquia federal, o Conselho Regional de Medicina. “Os processos de lá são julgados aqui. Eu me encanto com os pareceres e os julgamentos dos recursos”, disse. 

Já o aluno Miguel Medina, 17 anos, afirmou que houve clareza e transparência na transmissão das informações a respeito da rotina de um juiz e do funcionamento do tribunal. “Eu tinha uma visão distante e idealizada da profissão”, concluiu. 


Alunos, professores e magistrados durante visita ao tribunal 

Conhecendo a Justiça 

O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público e integra o programa “Conhecendo a Justiça”, que visa transmitir informações sobre funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário. 

Interessados podem participar do projeto. Para isso, basta efetuar inscrição pelo link “Agende uma Visita”, no site do Tribunal. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 895 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br