TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

26 / março / 2024
TRF3 reúne ex-presidentes da Corte

Evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Tribunal 

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, realizou, no dia 22 de março, reunião com ex-presidentes da Corte. O encontro ocorreu no Hall Nobre do edifício-sede e teve como objetivo promover a troca de experiências. 

A iniciativa faz parte das comemorações dos 35 anos de instalação da Corte, que se completam no próximo dia 30.  

“O encontro celebra a alegria e o aprendizado de vários magistrados que enfrentaram desafios do seu tempo, contribuíram e criaram a história que hoje celebramos", enfatizou o presidente do TRF3. 

O magistrado ressaltou a importância de resgatar a participação dos desembargadores federais que atuaram como dirigentes do Tribunal desde a fundação.  


Encontro teve como objetivo promover a troca de experiências (Fotos: Acom/TRF3) 

“É um convite para que todos voltem à sua casa”, completou. 

Durante o encontro, foi destacado ainda o crescimento e a relevância que o Tribunal adquiriu no cenário nacional.  

“Pertencer à Justiça Federal da 3ª Região é conhecer a história. Essa conexão institucional é fundamental para as próximas gerações", complementou. 

 
Registro histórico com os participantes 

Temas 

A desembargadora federal aposentada Cecília Marcondes (biênio 2016-2018) relembrou que a interiorização da Justiça Federal foi determinante para torná-la mais conhecida e próxima da população. 

Therezinha Cazerta, desembargadora federal que presidiu a Corte entre 2018 e 2020, destacou que a 3ª Região sempre foi aberta à diversidade.   

“Na época em que ingressei, as mulheres quase não entravam em concursos para a magistratura. Aqui, isso nunca foi um problema, tivemos seis mulheres presidentes”, frisou. 


Therezinha Cazerta, Cecília Marcondes, Carlos Muta, Anna Maria Pimentel, Marli Ferreira e Marisa Santos 

Ainda foram tratados temas como a inauguração dos Juizados Especiais Federais e das Centrais de Conciliação, implantação do Processo Judicial Eletrônico, instalação do Laboratório de Inovação e o avanço em tecnologia da informação. 
 
“Não há no Brasil um Tribunal com segurança de informática melhor que o nosso. Nós crescemos em matéria de mídias digitais, os sites foram inovados, os sistemas antigos substituídos por novos e todos os programas têm backup, o que fez com que o TRF3 não perdesse nenhum dado após o ataque hacker de 2022”, ressaltou Mairan Maia (2020-2022). 

O “Programa Pop Rua Jud”, mutirão organizado em parceria com organizações públicas e não governamentais, também foi destacado. 

“A iniciativa representa uma justiça disponível para atender o cidadão necessitado”, observou Marisa Santos (2022-2024). 

A ação, que oferece serviços nas áreas de justiça e cidadania à população em situação de vulnerabilidade social, venceu o Prêmio Innovare em 2023. Uma nova edição está prevista para ser realizada de 13 a 17 de maio na cidade de São Paulo/SP. 

“O Poder Judiciário não se resume a resolver o caso posto, mas aquilo que está nas circunstâncias, sobretudo nas áreas mais interioranas e distantes. Isso também é distribuir justiça”, enfatizou Anna Maria Pimentel, a primeira mulher a presidir o TRF3, no período entre 2003 e 2005.  

Américo Lourenço Lacombe foi o terceiro presidente do TRF3, entre 1993 e 1995. O desembargador federal aposentado refletiu sobre o período de instalação da Corte. 

“Foi um momento marcado por grande luta judiciária, em virtude do plano econômico Collor”, concluiu. 

Também estiveram presentes o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-presidente do TRF3 (1997-1999) Jorge Flaquer Scartezzini; a desembargadora federal Marli Ferreira (2007-2010); e os magistrados aposentados Fábio Prieto (2014-2016), que ocupa atualmente o cargo de Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, e Roberto Haddad (2010 a 2012). 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3   

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin 
JFSP: InstagramFacebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook   

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1153 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br