Cerimônia compõe as comemorações dos 35 anos do Tribunal
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, em 24 de abril, Sessão Plenária Extraordinária em homenagem aos 18 desembargadores federais da primeira composição da Corte.
A solenidade, que faz parte das comemorações dos 35 anos de instalação do TRF3, foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Carlos Muta, e contou com a presença de magistrados, servidores, colaboradores, familiares, membros de instituições públicas e da sociedade civil.
.jpg)
Sessão faz parte das comemorações dos 35 anos do TRF3 (Fotos: Acom/TRF3)
No início do evento, a chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3), Cristina Marelim Vianna, destacou a parceria harmônica e respeitosa entre as instituições na promoção e proteção dos direitos e garantias.
“Vimos esse Tribunal nascer, crescer e se tornar o maior do país. Atuar perante o TRF3 é trabalhar com uma Justiça moderna, informatizada dinâmica e séria”, explanou.

Grandino Rodas, Silveira Bueno, Ana Scartezzini, Carlos Muta, Jorge Scartezzini, Márcio Moraes e Homar Cais

Homenagem contou com a presença de magistrados, servidores, colaboradores, familiares, membros de instituições públicas e da sociedade civil
Em nome da Corte, a desembargadora federal Marisa Santos saudou os fundadores. A magistrada fez um relato sobre a instalação e os desafios enfrentados no início.
"Muito há para ser dito sobre cada um desses 18 homens e mulheres, cada qual com seu cabedal de conhecimento e competência. Todos, sem exceção, deixaram sua marca indelével por onde passaram”, frisou.

Desembargador federal Carlos Muta (centro) presidiu a sessão
Em seu discurso, o homenageado Homar Cais destacou o crescimento da Justiça Federal e a implantação do TRF3. O magistrado relembrou a quantidade inicial de processos recebidos e citou o julgamento que declarou a inconstitucionalidade do bloqueio dos cruzados novos pelo Plano Collor I.
“A história do Tribunal continua a ser escrita pelos magistrados que integraram e que o compõem, mantendo o traço inicial de independência e serenidade. A jurisprudência da 3ª Região sempre foi respeitada, o que demonstra dedicação e senso de justiça de todos os membros”, acrescentou.

Desembargadores federais homenageados e representantes (centro)
O presidente Carlos Muta enfatizou a relevância de cultivar a memória do Tribunal e reconhecer o valor dos seus integrantes.
“Uma instituição sem passado não tem identidade, trajetória e destino. Nós estamos reverenciando os pioneiros fundadores, cujo trabalho foi espetacularmente erigido para termos o Tribunal de hoje”, refletiu.
Homenagens
Os 18 desembargadores federais fundadores foram condecorados com uma placa. Homar Cais, Américo Lacombe, Jorge Scartezzini, Ana Scartezzini, Márcio Moraes, Grandino Rodas e Silveira Bueno receberam a homenagem pessoalmente.
.jpg)
Desembargadora federal Ana Scartezzini recebe placa e buquê de flores dos desembargadores federais Therezinha Cazerta e Mairan Maia
In memoriam, Oliveira Lima foi representado pela neta Ana Julia de Paula Tosta Lima; Fleury Pires, pelo filho, o juiz federal Renato Barth Pires; e Lúcia Figueiredo, pela sobrinha, a juíza federal Silvia Figueiredo. Célio Benevides teve como representante a esposa Maria Araceli Benevides de Carvalho; Aricê Amaral, o neto Gustavo Amaral Santos Köhnen; e Pedro Rotta, o filho André Rotta.
As placas aos magistrados Milton Luiz Pereira (in memoriam); José Kallás, Anna Maria Pimentel, Souza Pires e Diva Malerbi serão encaminhadas aos agraciados ou familiares. Na sequência, a diretora-geral do TRF3, Marta Fernandes Marinho Curia, entregou uma placa ao servidor mais antigo da Corte, Dalmo Dal Bem Câmara.
.jpg)
Servidor mais antigo da Corte, Dalmo Dal Bem Câmara, recebeu a condecoração da diretora-geral Marta Fernandes Marinho Curia
Após a sessão, foi inaugurada a galeria de fotos da primeira composição da corte.
. 
Inauguração da galeria de fotos da primeira composição da Corte
O evento foi encerrado com a apresentação do Quinteto de Metais da Escola de Música do Parque Ibirapuera.

Quinteto de Metais da Escola de Música do Parque Ibirapuera encerrou o evento
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 1523 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br