TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

26 / abril / 2024
TRF3 realiza Sessão Plenária Extraordinária em homenagem aos primeiros integrantes da Corte

Cerimônia compõe as comemorações dos 35 anos do Tribunal

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, em 24 de abril, Sessão Plenária Extraordinária em homenagem aos 18 desembargadores federais da primeira composição da Corte.

A solenidade, que faz parte das comemorações dos 35 anos de instalação do TRF3, foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Carlos Muta, e contou com a presença de magistrados, servidores, colaboradores, familiares, membros de instituições públicas e da sociedade civil. 


Sessão faz parte das comemorações dos 35 anos do TRF3 (Fotos: Acom/TRF3)

No início do evento, a chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3), Cristina Marelim Vianna, destacou a parceria harmônica e respeitosa entre as instituições na promoção e proteção dos direitos e garantias.

“Vimos esse Tribunal nascer, crescer e se tornar o maior do país. Atuar perante o TRF3 é trabalhar com uma Justiça moderna, informatizada dinâmica e séria”, explanou.


Grandino Rodas, Silveira Bueno, Ana Scartezzini, Carlos Muta, Jorge Scartezzini, Márcio Moraes e Homar Cais


Homenagem contou com a presença de magistrados, servidores, colaboradores, familiares, membros de instituições públicas e da sociedade civil

Em nome da Corte, a desembargadora federal Marisa Santos saudou os fundadores. A magistrada fez um relato sobre a instalação e os desafios enfrentados no início.

"Muito há para ser dito sobre cada um desses 18 homens e mulheres, cada qual com seu cabedal de conhecimento e competência. Todos, sem exceção, deixaram sua marca indelével por onde passaram”, frisou.


Desembargador federal Carlos Muta (centro) presidiu a sessão

Em seu discurso, o homenageado Homar Cais destacou o crescimento da Justiça Federal e a implantação do TRF3.  O magistrado relembrou a quantidade inicial de processos recebidos e citou o julgamento que declarou a inconstitucionalidade do bloqueio dos cruzados novos pelo Plano Collor I.

“A história do Tribunal continua a ser escrita pelos magistrados que integraram e que o compõem, mantendo o traço inicial de independência e serenidade. A jurisprudência da 3ª Região sempre foi respeitada, o que demonstra dedicação e senso de justiça de todos os membros”, acrescentou.


Desembargadores federais homenageados e representantes (centro)

O presidente Carlos Muta enfatizou a relevância de cultivar a memória do Tribunal e reconhecer o valor dos seus integrantes.

“Uma instituição sem passado não tem identidade, trajetória e destino. Nós estamos reverenciando os pioneiros fundadores, cujo trabalho foi espetacularmente erigido para termos o Tribunal de hoje”, refletiu.

Homenagens

Os 18 desembargadores federais fundadores foram condecorados com uma placa. Homar Cais, Américo Lacombe, Jorge Scartezzini, Ana Scartezzini, Márcio Moraes, Grandino Rodas e Silveira Bueno receberam a homenagem pessoalmente.


Desembargadora federal Ana Scartezzini recebe placa e buquê de flores dos desembargadores federais Therezinha Cazerta e Mairan Maia

In memoriam, Oliveira Lima foi representado pela neta Ana Julia de Paula Tosta Lima; Fleury Pires, pelo filho, o juiz federal Renato Barth Pires; e Lúcia Figueiredo, pela sobrinha, a juíza federal Silvia Figueiredo. Célio Benevides teve como representante a esposa Maria Araceli Benevides de Carvalho; Aricê Amaral, o neto Gustavo Amaral Santos Köhnen; e Pedro Rotta, o filho André Rotta.

As placas aos magistrados Milton Luiz Pereira (in memoriam); José Kallás, Anna Maria Pimentel, Souza Pires e Diva Malerbi serão encaminhadas aos agraciados ou familiares. Na sequência, a diretora-geral do TRF3, Marta Fernandes Marinho Curia, entregou uma placa ao servidor mais antigo da Corte, Dalmo Dal Bem Câmara.


        Servidor mais antigo da Corte, Dalmo Dal Bem Câmara, recebeu a condecoração da  diretora-geral Marta Fernandes Marinho Curia

Após a sessão, foi inaugurada a galeria de fotos da primeira composição da corte.

.       
Inauguração da galeria de fotos da primeira composição da Corte

O evento foi encerrado com a apresentação do Quinteto de Metais da Escola de Música do Parque Ibirapuera.


Quinteto de Metais da Escola de Música do Parque Ibirapuera encerrou o evento

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:   
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin  
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter   
JFMS: Instagram e Facebook

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 984 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br