Obra reúne artigos e entrevistas sobre história, transformações e desafios da assistência social no país
O Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) lançaram, no dia 16 de agosto, a obra “30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)". O livro está disponível gratuitamente na página da Biblioteca da Justiça Federal da 3ª Região.
A cerimônia contou com a presença da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza de Assis Moura; do presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta; e do secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti.
“A Lei Orgânica da Assistência Social é uma bandeira de conquista da dignidade da pessoa humana. O lançamento da obra comemora não apenas a história da lei, mas também das pessoas que ajudaram a construi-la e interpretá-la nos tribunais”, disse o presidente do TRF3.
Lançamento ocorreu na Biblioteca do TRF3 (Fotos: Acom/TRF3)
O trabalho é uma coletânea de artigos e entrevistas sobre o histórico, as transformações e os desafios enfrentados pela assistência social e a interação com a Justiça Federal, que tem competência para resolver conflitos sobre o tema, como o direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O livro foi dedicado à memória do desembargador federal Sérgio Nascimento, e o prefácio é assinado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura.
Desembargadoras federais Daldice Santana e Inês Virgínia; ministra Maria Thereza de Assis Moura; desembargadoras federais Consuelo Yoshida e Mônica Nobre (conselheira do CNJ)
Entre os entrevistados, está a ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães, que atuou em grandes casos relativos ao direito previdenciário e assistencial.
O secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti, enfatizou a importância do LOAS no atendimento à população em situação de vulnerabilidade. “A obra faz uma reflexão sobre a construção e aplicação da lei e pode contribuir para sua compreensão e evolução.”
Publicada pelo CJF e editada pelo TRF3, a obra tem a coordenação das desembargadoras federais Daldice Santana e Inês Virgínia. A organização é dos juízes federais Daniel Marchionatti, Gabriela Azevedo Campos Sales, Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni e Rodrigo Zacharias.
“A ideia é mostrar o trabalho que os Juizados Especiais Federais realizam em prol das pessoas mais necessitadas, além de uma reflexão sobre a lei”, pontuou a desembargadora federal Inês Virgínia.
Magistradas em sessão de autógrafos
Memória
O desembargador federal Sérgio Nascimento faleceu no dia 19 de fevereiro de 2024. Ele atou na Justiça Federal em São Paulo e no TRF3 entre 1988 e 2024, e integrava a Décima Turma do Tribunal, que julga causas previdenciárias.
“O livro converteu-se numa homenagem ao nosso colega Sérgio Nascimento que teve acesso, leu e validou sua qualidade. É um momento de alegria porque consolida uma política pública e, ao mesmo tempo, homenageia quem esteve ligado ao tema”, ressaltou a desembargadora federal Daldice Santana.
Livro foi dedicado à memória do desembargador federal Sérgio Nascimento
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

Esta notícia foi visualizada 948 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br