Visita faz parte do projeto “Portas Abertas” e apresenta o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 27 de março, a visita de 39 estudantes e dois professores da Universidade Nove de Julho (Uninove). Eles participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.
Alunos no Centro de Memória (Fotos: Acom/TRF3)
A ação consiste em apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A professora e coordenadora do curso de Direito, Luana Souza, disse que o objetivo foi trazer os alunos dos primeiros semestres para conhecer o trabalho da Justiça Federal e as instalações. Ela também mencionou a própria expectativa com a visita.
“Muitas vezes viemos como profissional do Direito, mas não temos essa oportunidade de conhecer as peculiaridades do local”, ressaltou.
Visita ao gabinete do desembargador federal Marcelo Saraiva
Para o universitário Diego Pereira Barbosa, o intuito foi adquirir conhecimento, uma vez que tem interesse em trabalhar com Direito Previdenciário.
A programação teve início no Centro de Memória “Desembargador Federal Sérgio Nascimento”. Durante a visita, os estudantes conheceram um pouco da história do Tribunal, por meio de documentos, objetos, fotos, vídeos e recursos multimídia.
Na sequência, os alunos se dirigiram à Subsecretaria Unificada de Turmas da 2ª Seção. A servidora Andrea Regina dos Santos explicou os tipos de processos que chegam ao Tribunal e quais os órgãos da União que possuem demandas no TRF3.
O grupo foi, então, ao Gabinete do desembargador federal Marcelo Saraiva, onde foram apresentadas informações sobre a organização e o trabalho desenvolvido na Corte.
Juiz federal Etiene Coelho durante palestra
Ao final, o juiz federal Etiene Coelho Martins ministrou palestra e contou experiências profissionais. Além disso, respondeu questionamentos sobre as áreas de atuação no campo do Direito.
“Entendo as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos alunos. Quis mostrar que é possível sair de onde eles estão para onde querem chegar”, disse.
O universitário Igor Viana destacou a visita ao Centro de Memória como um dos momentos mais marcantes da programação.
A professora de Direito Constitucional Sílvia Vasconcelos elogiou o projeto. “Os alunos estão sendo aperfeiçoados desde o começo. Com essas portas sendo abertas fica muito mais fácil, porque serão melhores profissionais”, finalizou.
Grupo de estudantes e professores no TRF3
O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público. Os interessados em participar devem efetuar inscrição no site do Tribunal.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 240 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br