Força-tarefa, coordenada pelo TRF3, leva cidadania à população em situação de rua e vulnerabilidade social
A primeira edição do Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da cidade de São Bernardo do Campo/SP (Pop Rua Jud SBC) começou nesta quarta-feira, 23 de abril, e prestou mais de mil atendimentos. A ação segue até sexta-feira (25), na Avenida Redenção, 271, Centro.
O objetivo da iniciativa é garantir à população em situação de rua acesso a serviços públicos, assistência social, saúde e justiça. A força-tarefa é coordenada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) em parceria com entidades públicas e organizações não governamentais
Atendimentos foram realizados na região central do município (Fotos: ACOM/TRF3)
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, esteve presente na abertura do mutirão.
“Esta é a 18ª edição do Pop Rua Jud, e a primeira vez que abrimos as portas para a população de São Bernardo do Campo. A ação presta um atendimento direto e humanizado aos que mais necessitam. É uma forma de ressignificar o sentido da justiça”, disse.
Magistrados, servidores, artistas participaram da solenidade de abertura (Fotos: ACOM/TRF3)
A prefeitura de São Bernardo do Campo apoiou a realização da força-tarefa no município.
“O mutirão vai ajudar quem mais precisa. Muitas pessoas vão sair com o coração aquecido pelas palavras amigas, pelo trato e atenção”, enfatizou o prefeito Marcelo Lima.
Tendas foram montadas na Avenida Redenção, 271, na região central, para promover os atendimentos
Serviços
Durante a força tarefa, há emissão e regularização de documentos; cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); requerimento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); consulta e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP e seguro-desemprego; plantão de dúvidas da Caixa Econômica Federal e oportunidade de emprego.
Também estão disponíveis orientações a imigrantes, público LGBTQIA+, egressos do sistema penitenciário, livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, assistencial e à saúde, direitos humanos e violência contra mulher.
Atendimento é realizado na primeira edição do Pop Rua Jud SBC
Na área de saúde e assistência social, as pessoas podem contar com testagem rápida de doenças; vacinação; orientação sobre diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; saúde bucal; corte de cabelo; refeição; varal solidário; entre outros.
“O Pop Rua Jud concentra uma série de serviços em um só lugar. Se com esse acolhimento for possível tirar uma única pessoa da rua, o nosso objetivo será atingido”, refletiu o diretor da Subseção Judiciária de São Bernardo do Campo, juiz federal Carlos Alberto Loverra.
A juíza federal Marisa Cucio, uma das organizadoras do evento, explicou que o mutirão na cidade do ABCD era uma promessa antiga. “Essa edição completa a agenda de municípios da Grande São Paulo”, concluiu.
Atendimentos
No primeiro dia, foram prestados mais de mil atendimentos entre documentação, saúde, refeição, justiça, orientação e assistência social.
Guilherme José vive atualmente em um albergue. Ele foi ao Pop Rua Jud SBC e passou pela Defensoria Pública, com a esperança de resolver um problema que o impede de retornar a sua residência. Além disso, recebeu roupas, refeição e serviços de saúde.
“O atendimento foi dez, não posso reclamar de nada”, falou.
Obtenção de documentos, inscrição no CadÚnico e assistência social foram os serviços do mutirão procurados por Leandro Machado. Ele, que há cinco meses voltou a viver na rua, aprovou a iniciativa.
“Cortei meu cabelo e ainda consegui uma roupa para trocar. Vou arrumar uma caixa de bala e ir para o farol trabalhar com uma outra aparência. Isso melhorou minha autoestima. Agradeço o acolhimento recebido”, concluiu.
Participantes têm a oportunidade de cortar o cabelo na força-tarefa
Serviço
Evento: Pop Rua Jud SBC
Data: até 25 de abril
Horário: das 10h às 15h
Local: Avenida Redenção, 271, Centro
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 244 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br