Evento ocorreu no Hall Nobre da Corte
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, no dia 5 de maio, o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, para participar da terceira edição do projeto “Café da manhã com o presidente”.
Desembargdaores federais recepcionam cônsul-geral do Japão no gabinete da Presidência (Fotos: Acom/TRF3)
O evento faz parte da comemoração dos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão e contou com a presença do professor Kazuo Watanabe, representando a comunidade nipo-brasileira, além de magistrados e servidores federais, no Hall Nobre da Corte.
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, ressaltou que a ocasião celebra um fato histórico e sociológico que culminou na integração de dois povos.
“Com ambos os países compartilhando características em comum como o acolhimento e a interação social, a relação entre Brasil e Japão nos apresenta um intercâmbio cultural intenso que produz grandes frutos e resultados”, afirmou.
O magistrado também salientou a importância institucional de celebrar o multiculturalismo ante a competência da Justiça Federal. “Sendo assim, é importante que tenhamos a capacidade de trocarmos conhecimento e firmarmos relações com todos os povos”.
Carlos Muta presenteia Shimizu Toru com quadro que representa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, criado por servidor do Tribunal
O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, mencionou a contribuição e a partilha de valores da população nipo-brasileira com as sociedades locais.
“Desejo que este ano, com a celebração dos 130 anos das relações diplomáticas, possamos ampliar nosso vínculo jurídico para futuras colaborações”, enfatizou.
A desembargadora federal Consuelo Yoshida, organizadora do encontro, recordou as peculiaridades do processo migratório transcorrido após a assinatura, em 5 de novembro de 1895, do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
“A cultura japonesa me lembra da força, perseverança e resiliência de seus imigrantes e descendentes”, disse a magistrada.
Participantes do evento em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão
Para a desembargadora federal Gabriela Araujo, “é uma honra ser um dos seis desembargadores nipodescendentes. Sinto uma grande responsabilidade em estar no Tribunal e representar a comunidade”, concluiu.
Ao final, foi realizada visita ao plenário do Tribunal e, posteriormente, ao Centro de Memória.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 151 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br