TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

11 / junho / 2025
TRF3 sedia curso de capacitação sobre conciliação no ambiente escolar para servidores da educação de Itaquaquecetuba/SP

            Ação marca a ampliação do projeto “É de pequeno que se aprende a Conciliar”

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou, em 11 de junho, o curso “Nova Rodada de Capacitação de Diretores e Professores de Itaquaquecetuba, do Projeto de Conciliação com as Crianças”. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag).

Ao todo, 45 servidores da educação municipal, entre diretores, professores e supervisores das instituições de ensino fundamental participaram do treinamento.     

A ação marca a ampliação do projeto “É de pequeno que se aprende a Conciliar”, iniciativa que tem a finalidade de levar métodos e ferramentas da solução consensual de conflitos para o ambiente escolar.


Evento foi realizado no auditório da Emag (Fotos: Acom/TRF3)

Atualmente, quatro instituições de ensino de Itaquaquecetuba participam do programa. A ideia é estender às 38 unidades de ensino fundamental do município.

O coordenador da Cecon/SP e instrutor do curso, juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, iniciou o encontro apresentando o “É de pequeno que se aprende a Conciliar” e o método de solução consensual de conflitos da Justiça Federal.

Em seguida, falou sobre a dinâmica da mediação, as ferramentas de conciliação e como aplicá-las no ambiente escolar.

“O curso mostrou aos diretores o conceito do projeto e a metodologia a ser desenvolvida nas unidades. Em julho, teremos o segundo passo, a capacitação dos professores que utilizarão os conhecimentos em sala de aula”, explicou o magistrado.

A diretora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professora Maria Cristina Diniz de Almeida, Natália dos Santos Oliveira, participou do curso e aprovou o conteúdo. 

“Achei interessante e de fácil implementação”, observou.

Para Jaqueline Lima Silva Garcez de Almeida, diretora da Emeb Doutor José de Freitas Mendonça, o tema traz uma nova perspectiva de lidar com os conflitos.

“Dá autonomia para as crianças resolverem a situação, o que é muito relevante”, acrescentou.


Ao todo, 45 servidores da educação municipal participaram do encontro

Histórico

O Projeto “É de Pequeno que se aprende a Conciliar” foi idealizado pela conciliadora da Cecon/SP Rosane Sanches Antunes e tem o apoio do TRF3.

O município de Itaquaquecetuba foi o primeiro do país a aderir ao programa, com as unidades: Emeb Vice-Prefeito Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva, Emeb Village, Emeb Prefeito Benedito Barbosa de Moraes e Emeb Vereador Augusto dos Santos. A ação atende cerca de 1.300 estudantes.

“O nosso sonho é que o projeto alcance o Brasil inteiro. É animadorr ver como as crianças aprovaram o universo da conciliação, conhecendo as ferramentas e pondo em prática no dia a dia. É um aprendizado que levarão para a vida”, enfatizou Rosane Sanches Antunes.


Rosane Sanches Antunes e Paulo Marcos Rodrigues de Almeida

A diretora da Casa de Projetos Educacionais Paulo Freire, Paula Severina da Silva, explicou que a iniciativa tem apresentado bons resultados.

“O primeiro ponto a destacar é o protagonismo das crianças, que começam a resolver discussões de menor complexidade, sem depender da interferência de um adulto.”

Segundo dados da Prefeitura de Itaquaquecetuba, no final do ano passado, houve uma redução de 30% dos conflitos nas quatro escolas que mantêm o projeto.

“É gratificante constatar que a prática apresenta resultados efetivos”, pontuou o juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida.

Em 19 de maio deste ano, a iniciativa conquistou o Prêmio Conciliar é Legal, na categoria Instrutores de Mediadores e Conciliadores. 

A premiação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, valoriza iniciativas autocompositivas que contribuem para a pacificação de conflitos, o aprimoramento e a eficiência do Poder Judiciário.


Ao final do curso, a desembargadora federal Renata Lotufo entregou uma réplica do troféu do Prêmio Conciliar é Legal aos representantes das quatro escolas que aderiram ao “É de Pequeno que se Aprende a Conciliar"

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais

TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 120 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br