TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

25 / agosto / 2025
Pop Rua Jud Guarulhos 2 transforma vidas com mais de 4 mil atendimentos

Força-tarefa coordenada pelo TRF3 ofereceu mais de 30 serviços a pessoas em vulnerabilidade social, indígenas e imigrantes

De 20 a 22 de agosto, Guarulhos/SP foi palco de uma verdadeira mobilização de cidadania e solidariedade. O 2º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua do município (Pop Rua Jud Guarulhos 2) realizou mais de 4 mil atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade, indígenas e imigrantes. O evento foi marcado por histórias de superação, emoção e esperança.

Coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela 19ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Guarulhos, o mutirão reuniu cerca de 30 órgãos públicos e organizações não governamentais no Centro Educacional Adamastor, no bairro Macedo.


Pessoas em atendimento no mutirão (Fotos: Acom/TRF3)

A proposta é simples e poderosa: levar o Estado até quem mais precisa, reunindo em um só lugar serviços como emissão de documentos, assistência jurídica, saúde, alimentação e acesso a benefícios sociais e previdenciários.

“O evento promove inclusão, dignidade e reconexão com a cidade. As pessoas atendidas passam a se sentir parte do município novamente”, afirmou o juiz federal Paulo Marcos de Almeida, coordenador local.


Juiz federal Paulo Marcos de Almeida, coordenador local do Pop Rua

Aline Magnoni, diretora do Juizado Especial Federal de Guarulhos, destacou a eficiência da ação, que contou com cerca de 200 voluntários por dia. “É um projeto que promove inclusão e dignidade”, disse.

Além da população em situação de rua, foram atendidos migrantes — incluindo bolivianos, peruanos, paraguaios -, e indígenas. Um dos diferenciais foi a agilidade na concessão de benefícios previdenciários, com mais de 70 processos distribuídos e cerca de 30 implantações realizadas no local.


Aline Magnoni, diretora do Juizado Especial Federal de Guarulhos

Histórias que emocionam

Entre os atendidos, há histórias que revelam o verdadeiro impacto da iniciativa como a de Renato de Oliveira Silva. Morador de abrigo, ele conseguiu o tão sonhado Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Foi o maior objetivo da minha vida”, declarou emocionado.


Renato de Oliveira Silva emocionado com a obtenção do BPC

Maria Santos, mãe de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA), celebrou a emissão do Registro Geral (RG) do filho e a atualização do Bolsa Família: “Estou muito feliz e só tenho a agradecer”, disse com lágrimas nos olhos.

Geovanni Bortolozo, eletricista que esteve no primeiro dia para ser atendido, voltou como voluntário nos dias seguintes. “Aqui a gente se sente acolhido pela sociedade”, disse, após ajudar outras pessoas em situação de vulnerabilidade.


Geovanni Bortolozo foi atendido e virou voluntário do mutirão

Ismael Ferreira Leite, ex-metalúrgico, viveu um momento que definiu como milagroso. Após cinco anos de luta e humilhações, conseguiu se aposentar em poucas horas. “Foi mais que um milagre”, agradeceu.


Ismael Ferreira Leite com equipe da Procuradoria do INSS

Estrutura e tecnologia a serviço da cidadania

O Pop Rua Jud Guarulhos 2 não foi apenas um mutirão de serviços. Foi um encontro de dignidade, empatia e transformação. A iniciativa reforça o papel do Estado em se aproximar da população com respeito e humanidade, tornando a cidade mais justa para todos.

A Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também celebrou os resultados: mais de 90% dos casos foram resolvidos por acordo, incluindo concessões de salário-maternidade a indígenas e benefícios a pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão.


População em situação de rua corta cabelo no mutirão

A estrutura de informática foi essencial para o sucesso do evento. “Com triagens digitais e conectividade eficiente, foi possível mapear dados importantes para futuras ações”, relatou Gilson Santos, diretor de Tecnologia da Informação da Seção Judiciária de São Paulo.

primeira edição do mutirão em Guarulhos foi realizada em 2023 e atendeu mais de mil pessoas. A força-tarefa integra as políticas públicas judiciais promovidas pelo Comitê Regional Pop Rua Jud do Estado de São Paulo, instituído pela Resolução Conjunta nº 4/2023. A ação também atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que criou a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais: 

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin 
JFSP: InstagramFacebook e Twitter 
JFMS: Instagram e Facebook

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 62 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br