Justiça Federal e parceiros irão promover o acesso de indígenas de Porto Murtinho/MS a benefícios previdenciários
A próxima edição do Projeto Caminho do Acordo estará na escola municipal da Aldeia São João, na região de Porto Murtinho (MS), nos dias 29 e 30 de agosto, para prestar atendimentos à comunidade indígena local nas áreas jurídica, social e de cidadania.
Equipes da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul, da Defensoria Pública da União (DPU) e da Procuradoria Federal, com o apoio de outros parceiros, irão realizar o mutirão itinerante para atender à população local e promover sessões de conciliação destinadas à concessão de benefícios previdenciários como aposentadoria rural, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.
A atuação prioriza o diálogo e o entendimento entre cidadãos, INSS e demais órgãos na busca de soluções rápidas, justas e menos onerosas.
Além da celeridade e da pacificação social, o projeto se destaca pelo caráter humanizado e inclusivo, ao levar o serviço estatal a locais historicamente marginalizados, reduzindo a distância entre o cidadão e o Judiciário. Com isso, o
Caminho do Acordo consolida-se como uma ferramenta essencial de democratização do acesso à Justiça e no fortalecimento da cidadania.
Nesta edição, a Justiça Federal em Mato Grosso do Sul atua em parceria com a DPU, Procuradoria Federal, Funai, Sesai, Prefeitura de Porto Murtinho e FIEMS/SESI.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (67) 99142-8081.
Caminho do Acordo
O projeto é uma iniciativa da Justiça Federal da 3ª Região, coordenada pela Central de Conciliação da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul. Ele visa promover o acesso à justiça e à cidadania por comunidades de difícil acesso, por meio da conciliação e da atuação integrada de órgãos públicos.
Desde 2024, o Caminho do Acordo realizou 1.816 atendimentos, que resultaram na homologação de 224 acordos e na expedição de requisições de pequeno valor no montante de R$ 974 mil.
Esta será a oitava edição. As anteriores foram realizadas nas comunidades Bororó (Dourados), Ipegue (Aquidauana), Jaguapiru (Dourados), Buriti (Dois Irmãos do Buriti), Lalima (Miranda), Te’yi´kue (Caarapó) e Amambai (Amambai).
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 63 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br