Projeto coordenado pela Justiça Federal oferece mais de 30 serviços até amanhã (27)
O Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da cidade de Taubaté (Pop Rua Jud Taubaté), começou hoje, 26 de agosto, e atendeu 200 pessoas no espaço Avenida do Povo, localizado na Avenida Professor Walter Thaumaturgo, Jardim das Nações, com serviços de cidadania, justiça, assistência e saúde.
Pop Rua Taubaté atendeu 200 pessoas no primeiro dia (Fotos: Acom/TRF3)
A iniciativa, coordenada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela Subseção Judiciária de Taubaté, em parceria com a Prefeitura do município, instituições públicas e organizações não governamentais prossegue até 27 de agosto, das 10h às 15h.
“O Pop Rua Jud é uma ação social destinada ao atendimento das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, que não conseguem acesso a serviços básicos. É um espaço de acolhimento e inclusão”, enfatizou o presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta.
Presidente do TRF3 Carlos Muta (de preto, à frente) participou da abertura do Pop Rua Taubaté
Pela primeira vez, uma cidade do Vale do Paraíba recebe a força-tarefa. O prefeito de Taubaté/SP, Sérgio Victor, agradeceu aos organizadores e participantes pela realização do projeto no município.
“Estamos fazendo um esforço para dar o encaminhamento adequado às pessoas em situação de rua da cidade e resgatar vidas que precisam de ajuda”, destacou.
A ação oferece emissão e regularização de documentos (certidões de nascimento, casamento e óbito, RG, título de eleitor, CPF, certificado de reservista, dispensa e alistamento militar); cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico); solicitação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/Pasep e seguro-desemprego; plantão de dúvidas da Caixa Econômica Federal (Caixa) e encaminhamento para vagas de emprego.
Ação oferece serviços de cidadania, justiça, saúde e assistência
Também estão disponíveis orientações jurídicas sobre livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, assistência social e saúde, direitos humanos, violência contra a mulher, apoio a imigrantes, população LGBTQIA+ e egressos do sistema penitenciário.
Na área da saúde e assistência social, há testagem rápida para doenças; vacinação; aferição de pressão arterial; orientações sobre diabetes, tuberculose, uso de álcool e drogas; corte de cabelo, esmaltação e maquiagem; distribuição de refeições; roupas; serviços para animais de estimação; entre outros.
A Universidade de Taubaté oferta cuidados para saúde bucal no mutirão. O diretor de Departamento de Ciências Odontológicas da instituição de ensino, Marcelo Gonçalves Cardoso, explicou que professores e alunos orientam sobre higiene, fazem uma triagem e encaminham para o tratamento dentário, a ser realizado pela faculdade, de forma gratuita.
“Participar dessa ação beneficia quem ensina, quem aprende e principalmente a comunidade que necessita”, observou.
Só no primeiro dia, 200 cidadãos foram atendidos.
“A maior recompensa desse trabalho é ver as pessoas saindo realizadas, com uma oportunidade de serem reinseridas na sociedade”, destacou a juíza federal Marisa Vasconcelos, uma das coordenadoras do Pop Rua Taubaté.
Atendimentos
O Pop Rua Jud Taubaté inovou ao elaborar um cadastro prévio, que adiantou a emissão da certidão de nascimento para mais de 60 cidadãos.
“O documento é necessário para viabilizar outros serviços, com ele pronto, as pessoas puderam passar por outros atendimentos”, explicou o servidor da Justiça Federal Alberto Rodrigues Sophia.
É o caso de José Marcelo Ferreira, que vive em situação de rua. Ele obteve a certidão de nascimento e o RG. “Passei seis anos em uma clínica de reabilitação. Hoje estou melhor, arrumei um trabalho de motorista e preciso da carteira de habilitação. Agora vou conseguir, saio do mutirão com a esperança de um dia melhor”, contou.
José Marcelo Ferreira obteve certidão de nascimento e o RG na força-tarefa
Após ter passado por cirurgias de hérnia de disco, Wesley Campos não consegue trabalhar. Na força-tarefa, ele conseguiu adiantar uma perícia no INSS, que estava agendada para outubro. “Deu tudo certo e vou receber o auxílio de incapacidade temporária por três meses”, relatou.
Wesley Campos adiantou perícia do INSS
Mauro Sérgio Leal morou nas ruas e hoje vive em um abrigo. No mutirão, pegou roupas que estavam para doação. “Esse projeto é de grande utilidade”, avaliou.
Refeições servidas no mutirão
Serviço
Evento: Pop Rua Jud Taubaté
Data: até 27 de agosto
Horário: das 10h às 15h
Local: Espaço Avenida do Povo - Avenida Professor Walter Thaumaturgo, Jardim das Nações, Taubaté/SP
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 49 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br