Evento inclui reunião entre as equipes das escolas e oficina de inovação
O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, realizou, na quinta-feira, 28 de agosto, visita técnica à Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), em São Paulo/SP.
O objetivo foi intensificar o diálogo institucional e promover o alinhamento pedagógico e administrativo das ações educacionais, em consonância com as diretrizes da Enfam e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).
O ministro, acompanhado por sua assessoria, foi recepcionado pela diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos. Após visita às instalações, foi realizada reunião técnica com as equipes das escolas e os desembargadores federais Renata Lotufo (coordenadora acadêmica da Emag), Alessandro Diaferia, Ana Iucker, Antônio Morimoto, Consuelo Yoshida, Cristina Melo, Daldice Santana, Gabriela Araújo, Souza Ribeiro, além do secretário-geral da Enfam, juiz federal Ilan Presser.
Desembargadoras federais Marisa Santos e Renata Lotufo com o ministro Benedito Gonçalves (Fotos: Acom/TRF3)
Marisa Santos abriu o evento com palavras de acolhimento e reconhecimento à importância da ocasião. “É com muita honra que recebemos o ministro Benedito Gonçalves e sua equipe. Este evento reforça o compromisso das instituições com a excelência acadêmica e jurídica, promovendo o diálogo entre diferentes esferas do Poder e da educação”, afirmou.
O ministro Benedito Gonçalves explicou que a visita técnica está fundamentada em Resolução da Enfam, que trata do acompanhamento e reconhecimento das instituições formadoras. “Não se trata de fiscalização, mas de uma mesa permanente de diálogo colaborativo entre a Enfam e as escolas judiciais, sejam federais ou estaduais”, pontuou.
Entre os avanços anunciados por Benedito Gonçalves, destacam-se: fortalecer a articulação institucional em torno da valorização da formação stricto sensu para magistrados; inclusão de docentes estrangeiros na formação inicial e continuada, sem exigência de titulação formal.
Magistrados e ministro no encontro da Emag
O ministro também abordou o impacto das novas tecnologias na Justiça e a importância dos precedentes jurídicos. “A escola judicial é a ponte entre a Justiça e a sociedade. Tudo que fazemos visa aperfeiçoar o juiz para prestar melhor serviço público”, declarou.
Por fim, Benedito Gonçalves destacou que a visita técnica é uma oportunidade de intercâmbio de boas-práticas entre escolas judiciais de diferentes regiões. “Cada realidade traz soluções que podem ser compartilhadas. O juiz julga com base na visão de mundo da coletividade em que vive”, concluiu.
Oficina colaborativa de inovação
Na sexta-feira, 29 de agosto, será realizada oficina colaborativa de inovação voltada para magistrados. O encontro ocorrerá das 9h às 13h, na sede da Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo.
Reunião técnica entre as equipes da Enfam e Emag
A oficina tem como propósito reunir sugestões e ideias inovadoras para prospectar a educação judicial do futuro, promovendo um espaço de escuta ativa e construção coletiva. A ação educacional é fruto da parceria entre a Enfam, Emag e EPM, e busca fortalecer a formação continuada da magistratura brasileira.
As atividades representam passo importante na construção de uma educação judicial mais integrada, moderna e alinhada aos desafios contemporâneos.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3?
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 68 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br