Evento é direcionado a magistrados e servidores que atuam em Escolas Judiciais
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) realizou, nos dias 4 e 5 de setembro, o terceiro módulo do nível 1 do curso “Formação de Formadores (Fofo) - Sistematização: reflexões sobre a prática docente”.
A iniciativa, voltada a integrantes da magistratura e servidores, teve o objetivo de aperfeiçoar práticas pedagógicas na formação de profissionais do Poder Judiciário.
Alunos durante atividades na Emag (Foto: Acom/TRF3)
Com total de 16 horas-aula e 26 participantes, o treinamento ocorreu de modo presencial, na sala multiuso da Emag.
A coordenadora acadêmica da Escola e formadora, desembargadora federal Renata Lotufo, disse que o foco deste módulo foi em atividades práticas, desenvolvendo tópicos como desafios do formador e planejamento.
“Ao finalizar o nível 1, o aluno já possui certificação para coordenar cursos mais completos.”
Juiz federal Paulo Almeida e desembargadora federal Renata Lotufo
Para o juiz federal e formador, Paulo Almeida, o módulo 3 apresenta uma visão sistematizada de todo o conteúdo estudado.
“É a conclusão da etapa de formação, mas também não deixa de ser um ponto de partida, uma vez que eles começarão a usar as técnicas e ferramentas aprendidas nas aulas e cursos que forem ministrar”, afirmou o magistrado.
De acordo com a servidora e formadora, Mariana de Sá, foram feitas reflexões e avanços em relação aos módulos anteriores. “Falamos de inclusão e acessibilidade, adequação do material à carga horária e ao público-alvo, e aprofundamos o tópico avaliação. Também aproveitamos para esclarecer dúvidas sobre o que foi visto em todo o nível 1”, ressaltou.
Desembargadora federal Gabriela Araujo e juiz federal Cristiano Harasymowicz Almeida
A desembargadora federal Gabriela Araujo elogiou a didática utilizada. “O curso ajuda na organização das ideias e nos ensina como transmitir o conhecimento de maneira adequada.”
A juíza federal Maria Fernanda de Moura e Souza destacou o aprofundamento em aspectos do planejamento e de como aplicá-los. “Na próxima semana, irei ministrar uma aula. Então, já estou começando a utilizar os aprendizados em minhas atividades.”
Segundo o juiz federal Cristiano Harasymowicz de Almeida, esse foi o módulo mais prático porque propiciou maior atuação como docente. “Pudemos conhecer técnicas de aprendizagem ativa para aplicação em sala de aula.”
Juíza federal Maria Fernanda de Moura e Souza e servidora Mariana de Sá
Fofo
O curso "Formação de Formadores” (Fofo) é composto por dois níveis, divididos em três módulos cada, que buscam capacitar magistrados e servidores para atuar como docentes na formação e aperfeiçoamento.
O treinamento objetiva otimizar competências, métodos ativos, formação docente, noções gerais de educação, currículos, programas, avaliações e autoavaliação.
A programação prevê avaliação contínua, que considera o desempenho dos participantes, a qualidade da docência e a eficácia da ação educativa. A grade inclui debates sobre planejamento de ensino, metodologias ativas e avaliação de aprendizagem, com atividades práticas, como simulações de aula e estudos de caso.
O curso tem a direção da desembargadora federal Marisa Santos, diretora da Emag.
Atividades em grupo (acima) e participantes do módulo 3 do curso Fofo (abaixo)
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 101 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br