Evento leva serviços da Justiça Federal até o dia 10 de outubro
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a Justiça Federal em Mato Grosso do Sul (JFMS) realizaram nesta quinta-feira, 9 de outubro, a solenidade de abertura da nona edição do projeto “Caminho do Acordo”, na Aldeia Cachoeirinha, em Miranda (MS).
O evento contou com a presença do presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta; da diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS), juíza federal Monique Marchioli Leite; do coordenador da Central de Conciliação e juiz federal em auxílio à Presidência, Fernando Nardon Nielsen; do professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Aurélio Briltes; do diretor da Escola Municipal Anésio Alfredo Pinto, Gerson Rodrigues; do cacique da Aldeia Cachoeirinha, Rogério Lemes; de autoridades locais e lideranças indígenas.
Cacique Rogério Lemes discursou na abertura do evento (Fotos: JFMS)
A ação, que prossegue até amanhã (10), tem como propósito levar serviços às populações que vivem em locais de difícil alcance.
“O projeto representa o compromisso institucional de garantir que a Justiça Federal chegue a todos os cidadãos, independentemente da distância geográfica”, ressaltou Carlos Muta.
O magistrado também destacou a riqueza cultural e os costumes dos povos originários. “São expressões de uma diversidade única.”
Aurélio Briltes, Fernando Nardon Nielsen, Carlos Muta e Monique Marchioli Leite
O juiz federal Fernando Nardon Nielsen falou da sinergia entre as instituições parceiras.
“O projeto é resultado da união de esforços dos órgãos envolvidos, que atuam de forma conjunta para garantir um atendimento eficaz e integrado às comunidades.”
Na ocasião, o cacique Rogério Lemes entregou ao presidente do TRF3 uma cerâmica da arte Terena, em gesto simbólico de acolhida e respeito institucional.
Atendimentos ocorreram na Escola Estadual da Aldeia Cachoeirinha
Em seguida, os alunos da Escola Polo Anésio Alfredo Pinto fizeram uma apresentação da Dança do Bate Pau, representando a força e a identidade da etnia indígena.
Força-tarefa
A ação conta com a participação de órgãos parceiros, como a Procuradoria Federal, a Defensoria Pública da União (DPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a UFMS, a Prefeitura Municipal de Miranda e as lideranças das comunidades indígenas.
Indígenas aguardando atendimento
Durante as atividades, são prestados atendimentos referentes a salário maternidade, aposentadoria rural, pensão por morte e auxílio reclusão.
O projeto “Caminho do Acordo” reforça o compromisso de promover o acesso à Justiça e fortalecer o diálogo com as comunidades tradicionais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.
Apresentação da Dança do Bate Pau
Serviço
Evento: Projeto Caminho do Acordo
Data: até 10 de outubro
Horário: a partir das 9h
Local: Escola Estadual da Aldeia Cachoeirinha, região de Miranda/MS
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 62 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br