Universitários tiveram a oportunidade de conversar com o presidente e o vice-presidente da Corte
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) recebeu, nos dias 26 e 27 de novembro, a visita de 39 alunos, da Faculdade de Direito de Franca. Eles participaram do projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.
A ação consiste em apresentar o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região (JF3R), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Estudantes conhecem Centro de Memória do TRF3 (Fotos: Acom/TRF3)
O estudante Lucas de Oliveira, 20 anos, cursa o terceiro ano de Direito e esteve pela primeira vez no Tribunal.
“O desembargador federal Rubens Calixto é nosso professor. Isso já me motivou bastante a estar aqui. Além disso, quero conhecer a estrutura da instituição, como os gabinetes, as seções”, destacou.
O professor de Direito Constitucional, Fábio Cantizani Gomes, que acompanhou a turma de graduandos, mencionou a expectativa do aprendizado e de “ter o contato com um desembargador federal e vê-lo em seu local de trabalho”.

Alunos visitam subsecretaria da 2ª Seção
A programação teve início no Centro de Memória “Desembargador Federal Sérgio Nascimento”. Os estudantes conheceram um pouco da história da JF3R, por meio de documentos, objetos, fotos, vídeos e recursos multimídia.
A seguir, o grupo se dirigiu à Subsecretaria Unificada de Turmas da 2ª Seção. A servidora Andrea Regina dos Santos explicou os tipos de processos que chegam ao Tribunal e quais os órgãos da União possuem demandas na Corte.
Os universitários foram, então, ao gabinete do desembargador federal Rubens Calixto, que também é professor de Direito Processual Civil na instituição educacional.

Grupo visita gabinete do desembargador federal Rubens Calixto
A assessora de gabinete Cláudia Lupo relatou as atividades desenvolvidas e esclareceu como são analisadas e processadas as ações judiciais quando remetidas à segunda instância.
O desembargador Rubens Calixto recebeu os estudantes em sua sala onde respondeu a questionamentos e ressaltou a necessidade do aperfeiçoamento na função administrativa, além das atribuições de julgamento. “Os magistrados não devem ser apenas juristas, mas também gestores de processos”, afirmou.

Presidente e Vice-presidente do TRF3 durante palestra com universitários
Ao final da visita, os estudantes conversaram com o presidente e vice-presidente do TRF3, desembargadores federais Carlos Muta e Johonsom di Salvo, respectivamente.
Os magistrados abordaram a preparação para o concurso e a rotina de trabalho no Tribunal. Além disso, contaram histórias sobre experiências vivenciadas em varas federais e deram conselhos acerca das possíveis carreiras em Direito, abrangendo tanto o setor privado quanto o público, bem como a área acadêmica.
“O contato entre universidade e tribunal permite que se afaste a ideia de inacessibilidade das instituições e se apresente uma nova concepção de Poder Judiciário, baseada em uma interação profunda com a sociedade”, ressaltou o presidente do TRF3.

Estudantes visitam TRF3
O desembargador Johonsom di Salvo evidenciou a resiliência como atributo fundamental a quem deseja seguir na atividade jurisdicional.
“Mesmo com os tombos da vida, o importante é se levantar, continuar e confiar na carreira”, concluiu.
Para a aluna do quarto ano, Maria Fernanda Souza, 22 anos, as palestras foram o que mais chamaram sua atenção. “Ajudou a ter um pouco mais de noção da realidade.”
Dia 27 de novembro
Uma segunda turma de alunos da faculdade compareceu à Corte e conheceu o centro de memória, a 2ª Seção e o gabinete do desembargador federal Rubens Calixto.
A palestra foi realizada pela desembargadora federal Daldice Santana, que destacou o cotidiano do juiz federal, mencionando os percalços e o esforço necessário para obter êxito na profissão.

Desembargadora federal Daldice Santana
A magistrada também falou a respeito da importância da conciliação e dos Juizados Especiais Federais Itinerantes.
“O juiz não é apenas aquele que julga, mas alguém que promove a conciliação como método alternativo e eficiente para a resolução de conflitos.”
Esteve presente, durante a exposição, a desembargadora federal Consuelo Yoshida.
O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público. Os interessados devem efetuar inscrição no site do Tribunal.

Universitários de Franca em nova visita ao Tribunal
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 34 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br