Treinamento, destinado a magistrados iniciantes, ocorreu de 29 de outubro a 28 de novembro
A segunda turma do curso “Dilemas Éticos, Comunicação e Uso de Inteligência Artificial no Contexto da Magistratura”, promovido pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), terminou, no dia 28 novembro, com oficina de inovação e roda de conversa sobre o tema “Vitaliciamento e os dois primeiros anos de carreira”.
A capacitação, iniciada em 29 de outubro, ocorreu com atividades presenciais e a distância.
No período, foram realizadas palestras, aulas práticas e atividades com temas relacionados à ética, uso da Inteligência Artificial (IA), redes sociais, comunicação, entre outros.
“Focamos em um aspecto mais filosófico e falamos abertamente sobre os dilemas da magistratura”, explicou a coordenadora da capacitação, desembargadora federal Renata Lotufo.
No último dia houve atividades presenciais. Inicialmente, ocorreu uma oficina com a ferramenta “design thinking” no Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab).

Magistrados participaram da oficina de “design thinking” no iJuspLab (Fotos: Acom/TRF3)
“O ‘design thinking’ é uma abordagem criativa, colaborativa e inovadora de resolução de problemas e pode auxiliar na gestão das unidades jurisdicionais”, explicou a laboratorista Camila Godoi Hampariam.
Após apontarem os desafios relacionados à rotina profissional, os magistrados produziram ideias de solução e selecionaram as mais importantes e viáveis.
“A partir daí, é possível desenvolver um protótipo de solução e aprimoramento do trabalho” completou o laboratorista Luiz Guilherme Martins.
No encerramento, a roda de conversa “Vitaliciamento e os dois primeiros anos de carreira” contou com a presença do corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Nelton dos Santos, e dos juízes federais auxiliares da Corregedoria, Anita Villani e Cláudio de Paula dos Santos.
“Essa experiência foi muito importante aos participantes. A atividade proporcionou diálogo, escuta e debate”, ponderou o tutor do curso, juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida.
Roda de conversa “Vitaliciamento e os dois primeiros anos de carreira”
Participantes
A juíza federal Renata Cristina Pereira elogiou os temas abordados. “Achei muito interessante. É sempre bom dividir as vivências, contribui bastante para o aprendizado”, enfatizou.
Para o juiz federal Adson Jean Mendes, o contato presencial com os colegas e formadores trouxe proximidade e empatia.
“Nós temos realidades distintas. Discutir problemas e perspectivas de soluções agregou muito”, complementou.
O curso foi dirigido pela desembargadora federal Marisa Santos, diretora da Emag.
Formadores e participantes da segunda turma do curso “Dilemas Éticos, Comunicação e Uso de Inteligência Artificial no Contexto da Magistratura”
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 25 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br