General Ricardo Piai Carmona torna-se comandante em São Paulo
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, participou, nesta terça-feira, 16 de dezembro, da cerimônia de passagem do cargo de comandante do Comando Militar do Sudeste (CMSE).
O general de Exército Ricardo Piai Carmona sucedeu o general de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, que passará a chefiar o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), no Rio de Janeiro/RJ.
Cerimônia de passagem no Comando Militar do Sudeste (Fotos: Acom/TRF3)
A solenidade, no Quartel-General do CMSE, em São Paulo/SP, foi presidida pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e teve a participação do comandante do Exército, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Os desembargadores federais Mairan Maia e Alessandro Diaferia estiveram presentes no evento, bem como outros representantes do Judiciário e integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo.

Presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, prestigiou a solenidade
Novo comandante
Natural de São Paulo, o general Ricardo Piai Carmona ocupava o cargo de comandante militar do Planalto até 25 de novembro de 2025, quando foi promovido ao posto atual.
O novo comandante militar do Sudeste ingressou no Exército Brasileiro em 23 de fevereiro de 1985, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 10 de dezembro de 1988.
No estado de São Paulo, o general Carmona comandou o 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L), em Barueri, e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP). Também foi chefe do Estado-Maior do CMSE.
Autoridades do Executivo, Judiciário e Legislativo assistiram à cerimônia
Com informações do CMSE
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 79 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br