TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

02 / março / 2026
Desembargador federal Johonsom di Salvo assume a presidência do TRF3 pelos próximos dois anos 

André Nekatschalow e Cotrim Guimarães ocupam, respectivamente, a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 3ª Região no biênio 2026-2028 

O desembargador federal Johonsom di Salvo assumiu nesta segunda-feira, 2 de março, a presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) no biênio 2026-2028, em Sessão Plenária Solene de Posse dos Novos Dirigentes. 

A cerimônia foi realizada no plenário do Tribunal, no edifício-sede, em São Paulo/SP, e transmitida ao vivo pelo YouTube. Estiveram presentes autoridades civis e militares, magistrados, servidores e familiares.  


Cerimônia foi realizada no Plenário do TRF3 (Fotos: Acom/SP)    

Os desembargadores federais André Nekatschalow e Cotrim Guimarães foram empossados, respectivamente, como vice-presidente do Tribunal e corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região, que abrange os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. 


André Nekatschalow, Johonsom di Salvo e Cotrim Guimarães 

Em seu discurso, Johonsom di Salvo destacou a carga de trabalho sob responsabilidade de cada juiz brasileiro em razão do grande volume de processos. 

“O Brasil é proporcionalmente o líder mundial na litigância, com um acervo que desafia a imaginação e precisa ser enfrentado por cerca de 19 mil juízes distribuídos pelo território nacional, com a ajuda dos funcionários da Justiça.” 

O desembargador federal citou levantamento do Conselho Nacional de Justiça sobre a existência de 75 milhões de processos pendentes em 2025, embora tenham sido julgados cerca de 44 milhões de feitos. 


O novo presidente do TRF3 fez uma pausa no discurso para entregar flores para a esposa e as duas filhas presentes 

Após a cerimônia, em entrevista, Johonsom di Salvo declarou: “Sou um servidor público 24 horas por dia, um defensor da Justiça, um respeitador dos funcionários da Justiça Federal e do Judiciário em geral e uma pessoa que quer ver um futuro melhor para a nosso país.” 


Johonsom di Salvo destacou a carga de trabalho sob responsabilidade de cada juiz 

O desembargador federal Carlos Muta, que ocupou a presidência nos últimos dois anos, apresentou um balanço da sua gestão, destacando as 11 edições do Pop Rua Jud, seis do Juizado Especial Federal Itinerante e oito do Caminho do Acordo. 

“Foram milhares de atendimentos a populações desassistidas, carentes e marginalizadas”, disse. “Estive presente e testemunhei o quanto esses projetos mudam vidas, transformam e humanizam a judicatura.” 

Em nome do TRF3, o desembargador federal Nelton dos Santos saudou os novos dirigentes.   

“A eleição do corpo diretivo traduz muito mais que um ato formal da administração do Tribunal. Ela confere um mandato, transfere poderes. Os votos depositados são de confiança e de certeza de que a Justiça Federal da Terceira Região será regida por mãos firmes e retas, movidas pelo propósito republicano de fazer o Poder Judiciário cada vez melhor”. 

A chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, Cristina Marelim Vianna, parabenizou Carlos Muta pela gestão no biênio 2024-2026 e saudou o novo corpo diretivo.  

“O Ministério Público Federal permanece aberto e à disposição da nova diretoria para manter e aprofundar o diálogo em prol da efetivação da justiça e do cumprimento da missão constitucional”. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB-SP), Leonardo Sica, em nome do Conselho Federal da entidade, deixou expresso o compromisso da advocacia de “cooperar ativamente no esforço contínuo de manter, proteger, reforçar e aprofundar a confiança do brasileiro no sistema de justiça”. 


Familiares, magistrados e servidores acompanharam a solenidade 

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: o desembargador Carlos Muta no início da cerimônia; o novo presidente do TRF3; o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o ministro do trabalho e emprego, Luiz Marinho; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan; o deputado federal Carlos Sampaio, representando a Câmara; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; a chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, procuradora Regional da República Cristina Marelim Vianna; e o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, representando a presidência do Conselho Federal da entidade. 

Compuseram a extensão da mesa de honra: o vice-Presidente do STJ e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luís Felipe Salomão; o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; os ministros do STJ Maria Thereza de Assis Moura, Sergio Kukina, Moura Ribeiro e Paulo Sérgio Domingues;  os ministros do Superior Tribunal Militar Guido Amin Naves e Veronica Abdalla Sterman; e a secretária de patrimônio da União, Carolina Gabas Stuchi, representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 


Mesa de honra da solenidade 

Presidente do TRF3 

Natural de Rio Claro/SP, Luís Antonio Johonsom di Salvo é desembargador federal do TRF3 desde 2002. Integrou a Primeira e Segunda Turmas, o Conselho da Justiça Federal da 3ª Região e o Conselho de Administração. No biênio 2024-2026, exerceu a Vice-Presidência. 

Antes, foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, após aprovação em 1º lugar no concurso de 1980, e juiz federal da Seção Judiciária de São Paulo a partir de 1992, com atuação em varas federais de Ribeirão Preto e Piracicaba. Entre 1999 e 2002, foi juiz convocado no TRF3. 

O magistrado é autor do livro “O Juiz na Condução do Processo Penal”. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), foi docente em duas instituições de ensino.  

Vice-presidente 

Natural de São Paulo/SP, André Custódio Nekatschalow é desembargador federal no TRF3 desde 2003.  

O magistrado foi escrevente no 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo (1981 a 1986), promotor de Justiça em São Paulo (1986 a 1991) e juiz federal na Seção Judiciária de São Paulo (1991 a 2003). 

É bacharel em Direito e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Ibirapuera (Unib) e mestre e doutor em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP).  

Foi docente na Universidade Católica de Santos (Unisantos) e nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) de 1992 a 1997.  

Corregedor regional 

Natural do Rio de Janeiro/RJ, Luís Paulo Cotrim Guimarães é desembargador federal no TRF3 desde 2003, quando ocupou vaga do quinto constitucional destinada a advogados. Antes, foi defensor público em Mato Grosso do Sul (1983 a 2003). 

Cotrim Guimarães foi juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no biênio 2023-2025 e atualmente compõe o Conselho de Administração do TRF3. 

O magistrado é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), além de mestre e doutor em PUC-SP.  

É autor dos livros “Direito Civil: Lei de Introdução - Parte Geral - Direito das Coisas”; “Negócio Jurídico sem Outorga do Cônjuge ou Convivente”; “A Paternidade Presumida no Direito Brasileiro e Comparado”.  

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:   

TRF3: InstagramFacebook e Linkedin   
JFSP: Instagram e Facebook   
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 106 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br