Notícias: Notícia

PROJETO “DESCOBRINDO A MAGISTRATURA FEDERAL” DO TRF3 RECEBE NOVO GRUPO DE ESTAGIÁRIAS DE DIREITO

Terceiro encontro com magistradas reúne 43 estudantes

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) recebeu, na sexta-feira (22/03), um novo grupo de 43 estagiárias de Direito dos Fóruns da Capital e da Grande São Paulo para participar do projeto “Descobrindo a Magistratura Federal”. Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab) em conjunto com a Comissão AJUFE Mulheres, a atividade integra as comemorações do mês da mulher.

O encontro foi comandado pela Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, que destacou que o projeto é uma oportunidade para as estagiárias conhecerem a magistratura e decidirem o futuro de suas carreiras.

A Desembargadora Federal Cecília Marcondes, presidente do TRF3 de 2016 a 2018, relatou um pouco de sua experiência profissional desde a época em que foi estagiária até vir para o Tribunal pelo quinto constitucional. Sobre a carreira, a magistrada disse que, se tivesse que escolher, faria tudo de novo.

“É um trabalho muito gratificante. Na magistratura é possível resolver o problema dos outros. Todas que tiverem esse dom devem partir para a magistratura”,

Outro depoimento relatando as dificuldades enfrentadas para entrar para a magistratura foi prestado pela Desembargadora Federal Marisa Santos. No entanto, a magistrada aproveitou sua experiência para encorajar as estudantes a não desistirem de fazer alguma coisa só pelo fato de serem mulheres.

“Venham para a magistratura que vale a pena. São inúmeras as possibilidades no mundo jurídico e a magistratura é uma delas. É bastante gratificante. A gente se realiza muito podendo distribuir justiça, podendo dar nossa contribuição para uma sociedade melhor, especialmente para as pessoas que mais precisam da justiça”, destacou.

Em seguida, as estagiárias se apresentaram e agradeceram a oportunidade de ter um contato mais próximo com a magistratura. Separadas em grupos, as estudantes foram encaminhadas para gabinetes e varas para um diálogo com as magistradas sobre os desafios e compensações da carreira.

Participaram do evento a Desembargadora Federal Inês Virgínia e as Juízas Federais Raquel Perrini, Denise Aparecida Avelar, Katia Herminia Martins Lazarano Roncada, Leila Paiva Morrison, Louise Vilela Leite Filgueiras Borer, Maria Carolina Akel Ayoub, Sylvia Marlene de Castro Figueiredo.

Ao final do encontro, a Desembargadora Federal Marisa Santos sorteou o livro de sua autoria “Direito Previdenciário Esquematizado”.

O próximo e último encontro está marcado para o dia 29 de março, das 15 às 17 horas. Estagiárias de Direito dos Fóruns da Capital e Grande São Paulo podem participar e trazer uma acompanhante (a convidada precisa ser estudante de Direito ou profissional da área jurídica). Para se inscrever clique aqui.

Fotos: ACOM/TRF3
1 – As Desembargadoras Federais Cecília Marcondes, Therezinha Cazerta (Presidente do TRF3), Marisa Santos e Inês Virgínia falam de suas experiências às estagiárias

2 – Magistradas e estagiárias de Direito no evento “Descobrindo a Magistratura Federal”

3 e 4 – Desembargadoras e Juízas Federais participam de bate-papo com alunas de Direito

5 – Desembargadora Marisa Santos presenteia livro de sua autoria sobre Direito Previdenciário à estagiária

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 1931 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010