Notícias: Notícia

FAUSTO DE SANCTIS LANÇARÁ LIVRO NO EXTERIOR SOBRE MÉTODOS AVANÇADOS DE TECNOLOGIA NA LAVAGEM DE DINHEIRO

Obra retrata novas formas de lavagem de dinheiro por meio de atividades ilegais na internet

O Desembargador Federal Fausto De Sanctis do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) lançará, no segundo semestre de 2019, pela Editora Springer, a obra “Technology-Enhanced Methods of Money Laundering: Internet As Criminal Means”. Redigido em inglês, o livro aborda métodos avançados de tecnologia na lavagem de dinheiro, com ênfase no uso da internet para a prática de crimes.

A obra identifica e examina as novas formas em que o dinheiro é lavado internacionalmente, por meio de atividades ilegais na internet, com foco em vendas, pagamentos, mídias sociais e jogos online, bem como na aplicação indevida de impostos.

O autor pondera que a tecnologia facilita a lavagem de dinheiro sendo parte significativa das atividades cibernéticas maliciosas. Para ele, é fundamental impedir a expansão dessas práticas.

“Embora equipados com ferramentas modernas, os investigadores, os promotores, os juízes e as agências reguladoras, na maioria dos países, não estão preparados para detectar, investigar e processar, com precisão, esse tipo de atividade criminosa”, opina De Sanctis.

O magistrado defende uma melhoria institucional e regulatória mais ampla, formulando uma base para detectar esquemas de lavagem de dinheiro em evolução, abordando de forma inovadora as vendas, os pagamentos, o uso da mídia social e os jogos online, e a relação existente de tais atividades com a questão tributária subjacente.

A publicação também apresenta as mais novas técnicas usadas por criminosos, muitas vezes negligenciadas pelos aplicadores da lei, e propõe uma abordagem adequada para combater esses crimes.

O livro está sendo lançado nos Estados Unidos, Europa e Ásia pela Springer, e também pode ser adquirido online pela “Amazon”. Trata-se da quinta obra publicada pelo magistrado fora do Brasil.

O autor

Fausto Martin De Sanctis é Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal da 3.ª Região desde 2011. É Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP, em 16.06.1998) e Especialista em Processo Civil pela Universidade de Brasília (UnB, em 10.06.1997). Atualmente, ocupa o cargo de Ouvidor-Geral da Justiça Federal da 3.ª Região no biênio 2018-2020 e Supervisor do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário Federal da 3ª Região - GMF.

De Sanctis já publicou os seguintes livros no exterior:

International Money Laundering Through Real Estate and Agribusiness. A Criminal Justice Perspective from the “Panama Papers” (Springer, Cham, Heidelberg, Nova Iorque, Dordrecht, Londres, 2017);

Churches, Temples, and Financial Crimes – A Judicial Perspective of the Abuse of Faith (Springer, Cham, Heidelberg, Nova Iorque, Dordrecht, Londres, 2015);

Football, Gambling, and Money Laundering. A Global Criminal Justice Perspective (Springer, Cham, Heidelberg, Nova Iorque, Dordrecht, Londres, 2014);

Money Laundering through Art: A Criminal Justice Perspective (Springer, Cham, Heidelberg, Nova Iorque, Dordrecht, Londres, 2013).

No Brasil, dentre outras, o Desembargador Federal é autor das seguintes obras:

Delinquência Econômica e Financeira – 1ª Edição (Editora Forense Ltda., Rio de Janeiro, 2017);

Crime Organizado e Destinação de Bens Apreendidos. Lavagem de Dinheiro, Delação Premiada e Responsabilidade Social (Saraiva, São Paulo, 2009, e 2ª edição em 2015);

Lavagem de Dinheiro por meio de Obras de Arte (Editora Del Rey BH Ltda., Belo Horizonte, 2015);

Direito Penal – Parte Geral (Organização: André Ramos Tavares e José Carlos Francisco, Método, São Paulo; Forense, Rio de Janeiro, 2014);

Lavagem de Dinheiro. Jogos de Azar e Futebol. Análise e Proposições (Juruá, Curitiba, 2010);

Responsabilidade Penal das Corporações e Criminalidade Moderna (Saraiva, São Paulo, 2009);

Combate à Lavagem de Dinheiro. Teoria e Prática (Millenium, Campinas, 2008);

Direito Penal Tributário – Aspectos Relevantes (Bookseller, Campinas, 2006);

Punibilidade no Sistema Financeiro Nacional – Tipo Penais que Tutelam o Sistema Financeiro Nacional (Millennium, Campinas, 2003);

Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica (Saraiva, São Paulo, 1999).
 


Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 972 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 - 3012-1329/3012-1446

Email: acom@trf3.jus.br



Dados para pesquisa de notícias


Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Av. Paulista, 1842 - Cep: 01310-936 - SP - © 2010