Ação ocorre nas Aldeias Pirajuí e Paraguassu, nos dias 15 e 16 de dezembro
A equipe da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul esteve, em 3 de novembro, nas Aldeias Pirajuí e Paraguassu, no município de Paranhos, para uma visita preparatória da próxima edição do projeto Caminho do Acordo.
A juíza federal Dinamene Nascimento Nunes, acompanhada de servidores, esteve no município de Paranhos para dar continuidade às tratativas da ação, que será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro, nas aldeias Pirajuí e Paraguassu.

Equipe da Justiça Federal na prefeitura municipal (Fotos: JFMS)
O encontro teve como objetivo alinhar aspectos institucionais e logísticos, como estrutura de atendimento, apoio das secretarias locais e articulação com a rede de serviços públicos.
Visita
A programação começou com uma reunião na prefeitura municipal, onde a equipe foi recebida pelo prefeito Heliomar Klabunde, pela primeira-dama Neftali Klabunde e pelo secretário de Administração, Robson Rambo.

Coordenadora Mônica, servidora Ana Priscila Sandim, juíza federal Dinamene Nunes e cacique Inocêncio
A comitiva visitou a Aldeia Pirajuí e se reuniu com o cacique Inocêncio Vilhalva e com a coordenadora Mônica, da Escola Municipal Polo Professor Adriano Pires, para discutir o envolvimento da comunidade e o apoio educacional durante a ação.
Por fim, a equipe se encontrou com o líder da Aldeia Paraguassu, Ubaldo Fernandes, e com o diretor do Distrito Sanitário Especial Indígena de Paranhos, Sidney Espíndola. Na ocasião, foram discutidas as estratégias conjuntas na área da saúde e o fluxo de atendimento às populações indígena durante no evento.

Ana Priscila Sandim, Dinamene Nunes, Cacique Ubaldo e Sidney Espíndola
Caminho do Acordo
O projeto é uma iniciativa da Justiça Federal da 3ª Região, coordenada pela Central de Conciliação da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, e executado em parceria com instituições como a PRF3, a Defensoria Pública da União (DPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Ele visa promover o acesso à justiça e à cidadania em comunidades de difícil acesso, por meio da conciliação e da atuação integrada de órgãos públicos.

Ana Priscila Sandim, Dinamene Nunes, Heliomar Klabunde, Neftali Klabunde e Robson Rambo
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 168 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br