Durante dois dias, Justiça Federal e parceiros levarão serviços à comunidade de Miranda/MS
A próxima edição do Projeto Caminho do Acordo estará na escola estadual da Aldeia Cachoeirinha, região de Miranda/MS, nos dias 9 e 10 de outubro, para prestar atendimentos à comunidade indígena.
Equipes da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul (JFMS), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Procuradoria Federal, com o apoio de outros parceiros, irão realizar o mutirão itinerante para atender à população local e promover sessões de conciliação destinadas à concessão de benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.
A atuação prioriza o diálogo, na busca de soluções rápidas, justas e menos onerosas. Além da celeridade e da pacificação social, o projeto se destaca pelo caráter humanizado e inclusivo, ao levar o serviço estatal a locais historicamente marginalizados, reduzindo a distância entre o cidadão e o Judiciário.
Com isso, o Caminho do Acordo consolida-se como uma ferramenta essencial de democratização do acesso à Justiça e no fortalecimento da cidadania.
Nesta edição, a JFMS atua em parceria com a DPU, a Procuradoria Federal, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Prefeitura de Miranda.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (67) 99142-8081.
Caminho do Acordo
O projeto é uma iniciativa da Justiça Federal da 3ª Região, coordenado pela Central de Conciliação da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul.
Desde 2024, o Caminho do Acordo realizou 1.816 atendimentos, que resultaram na homologação de 224 acordos e na expedição de requisições de pequeno valor no montante de R$ 974 mil.
Esta será a nona edição. As anteriores foram realizadas nas comunidades Bororó (Dourados), Ipegue (Aquidauana), Jaguapiru (Dourados), Buriti (Dois Irmãos do Buriti), Lalima (Miranda), Te’yi´kue (Caarapó), Amambai (Amambai) e São João (Porto Murtinho).
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 22 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br