Data relembra ataque ocorrido na Praça da Sé, em 2004
Hoje, 19 de agosto, é o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. Há 18 anos, em um triste episódio conhecido como o “massacre da Sé”, sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas e outras oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, no centro de São Paulo.
Desde então, a data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o respeito aos direitos humanos e atenção necessária a essa parcela da população.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região tem envidado esforços para cumprir as determinações do Conselho Nacional de Justiça no sentido de ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua (Resolução CNJ nº 425/2021).
Nesta sexta-feira (19/8), a Subseção de Araraquara participa de uma nova edição do Pop Rua Jud, a primeira na cidade do interior paulista. Confira outras iniciativas da JF3R voltadas aos mais vulneráveis.
Gapex
A Coordenadoria dos JEFs da 3ª Região instituiu (Portaria GACO nº 37/22), em 8/6, o Grupo de Apoio a Políticas Judiciárias de Atenção a Pessoas em Situação de Extrema Vulnerabilidade (Gapex). O Gapex possui a atribuição de propor ações concretas e soluções de acesso à Justiça e de formular, implementar e avaliar políticas judiciárias.
Pop Rua Jud Sampa
Entre os dias 15 e 17 de março de 2022, o “1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo - Pop Rua Jud Sampa”, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), atendeu mais de 8 mil pessoas na Praça da Sé.
O evento reuniu 40 instituições públicas e organizações da sociedade civil para oferecer mais de 30 serviços à população em situação de rua e aos moradores da região central do município.
Uma nova edição do evento será realizada em novembro na capital paulista.
JEF Itinerante
O Juizado Especial Federal Itinerante busca atender a população mais carente que vive distante dos centros urbanos e tem dificuldade de locomoção para os fóruns. Neste ano, o projeto já esteve em Corumbá/MS, de 4 a 8/4, no Assentamento Taquaral; e em Coxim/MS, de 25 a 29/7, no distrito de Jauru.
Entre outros serviços, moradores receberam orientações jurídicas e previdenciárias, puderam requerer documento de identidade e passaram por atendimento de assistência social.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 269 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br