Certame que contou com 13 mil inscritos, empossou 104 magistrados
O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, empossou, no dia 21 de junho, 104 aprovados no XX concurso público para juiz federal substituto e juíza federal substituta da 3ª Região. A sessão plenária extraordinária de posse foi realizada no Plenário da Corte.
Juízes entram no Plenário (Fotos: Acom/TRF3)
A mesa de honra contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Sérgio Domingues; do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) André Ramos Tavares; e do procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt.
O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, acolheu os novos magistrados.
“O longo percurso trilhado desde a escolha da magistratura como projeto de vida, até a aprovação no concurso e a posse, é marcante e memorável, mas apenas o início dos grandes desafios nos próximos anos de judicatura”, enfatizou.
Procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt; ministro do STJ Paulo Sérgio Domingues; presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta; ministro do TSE André Ramos Tavares
Durante a sessão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo Sérgio Domingues ressaltou a relevância da carreira para a preservação da ordem democrática. “Esse é o peso outorgado aos senhores a partir de hoje”, afirmou.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral André Ramos Tavares frisou que o processo seletivo foi criterioso e atento às necessidades da justiça brasileira.
O procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt, em nome do Ministério Público Federal (MPF), saudou os novos juízes federais da 3ª Região.
“Permitam florescer o ideal de justiça, atravessem as dificuldades, ainda que com passos tímidos”, declarou.
Juízes aprovados no concurso
Posse
Os empossandos foram conduzidos ao plenário pelas desembargadoras federais Therezinha Cazerta e Cristina Melo. Em seguida, Renato Pinheiro Ferreira procedeu ao juramento de posse.
Após a leitura e assinatura do termo de posse pelos magistrados, o juiz federal substituto Jonathas Celino Paiola discursou em nome dos novos integrantes da Justiça Federal da 3.ª Região.
O magistrado ressaltou a dedicação e perseverança dos colegas em um concurso que contou com 13 mil candidatos inscritos. “Entre o sonho e a concretização houve um longo caminho, com renúncia, resignação, resiliência e consistência.”
Jonathas Celino Paiola discursa em nome dos aprovados
Jonathas Celino Paiola ainda prestou homenagem e agradeceu aos familiares que contribuíram para a conquista.
“Tentemos ser próximos do juiz idealizado por Sócrates ao escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir com imparcialidade”, concluiu.
Desembargador federal Paulo Fontes
O desembargador federal Paulo Fontes, presidente da Banca Examinadora, mencionou as dificuldades enfrentadas pela equipe na organização do certame e evidenciou a conquista de maior diversidade racial e social. “Dentre os aprovados, 14 se autodeclararam negros; três são pessoas com deficiência.”
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 373 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br