Treinamento tem 504 horas-aula e termina no final de setembro
Os 104 juízes federais substitutos, aprovados no XX Concurso Público e empossados no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), iniciaram na segunda-feira, 24 de junho, o curso de formação inicial, coordenado pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag).
O treinamento vai até 27 de setembro e tem 504 horas de duração, dividido em dois módulos: o nacional e o regional. O primeiro tem 40 horas, com coordenação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O segundo com 440 horas, é ministrado pela Emag. A primeira semana contará com oficinas, rodas de conversa e palestras.
Juíza federal Vanessa Vieira de Mello, desembargadora federal Marisa Santos, desembargador federal Johonsom di Salvo, desembargadora federal Renata Lotufo e juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida (Fotos: Acom/TRF3)
Na abertura, estiveram presentes o vice-presidente do TRF3, desembargador federal Johonsom di Salvo, representando o presidente, desembargador federal Carlos Muta; a diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos; a coordenadora acadêmica da Emag, desembargadora federal Renata Lotufo; e os coordenadores adjuntos do curso, juízes federais Vanessa Vieira de Mello e Paulo Marcos Rodrigues de Almeida.
O vice-presidente do TRF3 deu as boas-vindas aos juízes empossados e enfatizou o papel da Emag na formação dos magistrados.
“O que esperamos dos senhores é que tenham muita responsabilidade no desempenho jurisdicional, alcancem êxito e, assim, dignifiquem a magistratura”, ressaltou.
A diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos, salientou a relevância do trabalho desempenhado por juízes.
“Quando damos uma sentença e aplicamos a lei, fazemos isso interpretando a norma, trazendo benefícios para a sociedade.”
A desembargadora federal Renata Lotufo pontuou sua trajetória dentro da Justiça Federal e explicou a estrutura das aulas.
“Esse curso foi preparado durante meses e eu estava muito ansiosa por conhecê-los.”
Aprovados no curso de formação inicial
A juíza federal Vanessa Vieira de Mello citou as dificuldades enfrentadas na carreira, mas mencionou que “quando temos um ideal e a certeza de que estamos buscando o melhor, nós encontramos as soluções”.
O juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida parabenizou os aprovados e informou que há exatos 13 anos iniciava o seu curso de formação.
“Esse momento vai ser propício para a construção de laços de amizade e de aconselhamento ao longo da magistratura”, concluiu.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 271 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br