Ação ocorrerá em novembro nas comunidades Tomásia e Alves de Barros e simultaneamente em Porto Murtinho
A diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS), juíza federal Monique Marchioli Leite, o defensor público da União Welmo Rodrigues e um grupo de servidores realizaram, nos dias 17 e 18 de outubro, visita técnica às comunidades indígenas de Tomásia e Alves de Barros, situadas a 130 km da cidade de Bonito/MS.
A juíza federal Monique Marchioli Leite, diretora do Foro da SJMS, acompanhou a visita técnica
O objetivo foi fazer levantamento de dados sobre a logística necessária para a realização da próxima edição do Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante, que ocorrerá, de 4 a 5 de novembro, na localidade. O evento acontecerá simultaneamente no município de Porto Murtinho, microrregião do baixo pantanal sul-mato-grossense, entre os dias 4 e 8.
Os integrantes do judiciário verificaram viabilidade de suporte técnico, número e tipo de demandas, além da quantidade de equipes necessárias para o atendimento. O acesso ao local é difícil e realizado por meio de estradas de terra.
“Com esse levantamento, nós poderemos fazer todo o planejamento e organização para que, no dia da ação, tudo possa ocorrer da melhor maneira possível, a fim de prestarmos um serviço de qualidade à população”, ressaltou a diretora do Foro da SJMS.
População na aldeia indígena Tomazia
O JEF Itinerante é uma ação da Justiça Federal da 3ª Região, em parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais. O projeto leva à população residente longe dos centros urbanos acesso à Justiça e à cidadania, com a prestação de serviços como emissão de documentos, cadastro em programas sociais e atendimento sobre benefícios previdenciários e assistenciais. Entre os beneficiados estão comunidades tradicionais, ribeirinhas, assentamentos, aldeias indígenas e quilombolas.
Já foram realizadas oito edições. Corumbá: 16 a 20 de novembro de 2021 e 4 a 8 de abril de 2022; Coxim: 25 a 29 de julho de 2022; Rio Paraguai – tramo norte: 5 a 10 de novembro de 2022; Rio Paraguai – tramo sul: 15 a 20 de maio de 2023; Aldeias Limão Verde e Bananal, em Aquidauana: 11 a 15 de setembro de 2023; Aldeia Jaguapiru, em Dourados: 5 a 9 de fevereiro de 2024; e Baixo Taquari, em Corumbá: 17 a 21 de junho de 2024.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 232 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br