Diretora do Foro da SJMS e servidores reuniram-se com o prefeito de Ribas do Rio Pardo/MS para tratar da organização e logística do evento
A próxima edição do projeto Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante ocorrerá entre 26 e 30 de maio no Assentamento Mutum, área rural dos municípios de Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Brasilândia, em Mato Grosso do Sul.
A ação, realizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e pela Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS), vai oferecer serviços de cidadania e da Justiça Federal. O atendimento será na Escola Municipal Santa Rita - Polo Mutum, em Santa Rita do Pardo.
No dia 31 de março, a diretora do Foro da SJMS, juíza federal Monique Marchioli Leite e a servidora Ana Priscila Moraes Sandim Bilati reuniram-se com o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moureira, para planejar o mutirão.
Diretora da SJMS, Monique Marchioli Leite, e a servidora Ana Priscila Moraes Sandim Bilati
com o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moureira (Fotos/ SJMS)
Monique Marchioli Leite enfatizou a importância da colaboração dos municípios para o êxito da força-tarefa.
“Iniciamos as tratativas com Ribas do Rio Pardo em busca de apoio logístico e de transporte”, explicou.
Na mesma data, a magistrada e a servidora participaram de um encontro com presidentes das associações de moradores do assentamento dos três municípios para apurar as necessidades da população local.
Equipe da SJMS com presidentes das associações de moradores
Assentamento Mutum
O assentamento Mutum está localizado em área que abrange os municípios de Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Brasilândia/MS e é composto por 823 famílias e trabalhadores rurais em atividade na região.
A escola municipal Santa Rita - Polo Mutum fica a 100 quilômetros de Santa Rita do Pardo, sendo 80% do trajeto por estrada de terra.
JEF Itinerante
O JEF Itinerante leva serviços da Justiça Federal a comunidades carentes, residentes em locais de difícil acesso e distantes de centros urbanos como ribeirinhos, trabalhadores rurais e indígenas. A iniciativa tem a participação de órgãos públicos e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Entre os serviços oferecidos estão a concessão de aposentadoria urbana, rural e por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial, seguro defeso e pensão por morte.
De novembro de 2021 a 2024, mais de 15 mil pessoas foram atendidas em nove edições da ação itinerante em Mato Grosso do Sul.
Assista ao vídeo da última edição
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 40 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br