Montante composto por processos judiciais e administrativos findos foi fragmentado, doado e destinado à reciclagem
A Justiça Federal de 1º Grau em São Paulo realizou a eliminação e doação de massa documental equivalente a 32,02 toneladas de papel durante o período de janeiro de 2022 a janeiro de 2024.
O material, composto por processos judiciais findos e documentos administrativos com temporalidade cumprida, foi fragmentado para descaracterização das informações registradas.
A medida faz parte da política de gestão documental prevista na Resolução nº 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Resolução nº 714/2021 do Conselho da Justiça Federal (CJF).
Desse montante, 26 toneladas eram papéis oriundos de autos findos, referentes a um total de 32.372 processos, sendo 13.568 da 1ª Seção Judiciária de São Paulo (capital) e 18.804 das demais subseções do litoral e interior. O restante era formado por 1487 caixas box com documentos administrativos.
A eliminação dos processos, além de atender a uma destinação ambientalmente correta por meio da reciclagem e da logística reversa, também possibilita ao órgão a economia de recursos para guarda de acervo e otimização de espaços. A destinação do material ainda cumpre um importante papel social, sendo doado a cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
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