Treinamento é coordenado pela Enfam e prossegue até sexta-feira (5/7)
Os 104 juízes substitutos, empossados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), iniciaram nesta segunda-feira, 1º de julho, o Curso de Formação Inicial – Módulo Nacional, coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com o apoio da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), em São Paulo/SP. O treinamento tem duração de 40 horas e termina no dia 5 de julho.
Secretária-geral da Ajufe, juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira; juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida; desembargador federal Alessandro Diaferia; secretário-geral da Enfam, juiz federal Rodrigo Gonçalves de Souza; desembargador do TJSP José Henrique Rodrigues Torres; e juíza federal Vanessa Vieira de Mello
Na abertura, o secretário-geral da Enfam, juiz federal Rodrigo Gonçalves de Souza, ressaltou os 20 anos da instituição na missão de formar e aperfeiçoar a magistratura brasileira.
Para o desembargador federal Alessandro Diaferia, o papel da Enfam também se verifica na formação continuada dos magistrados.
“Tive a oportunidade de cursar uma especialização lato sensu em direito anticorrupção e pude perceber a qualidade e excelência das aulas ministradas pelo órgão.”
O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) José Henrique Rodrigues Torres tratou do tema “o juiz contemporâneo”. Para conhecer esse profissional, segundo o magistrado, faz-se necessária uma breve apresentação, que foi realizada pelos aprovados ao falarem um pouco de si para os colegas presentes.
A secretária-geral da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira, refletiu sobre as dificuldades da carreira, principalmente quanto à função de julgar o semelhante.
“A incumbência que nos é conferida exige, para além do conhecimento do processo, o julgamento por meio do equilíbrio, da serenidade e da humildade”, concluiu.
O conteúdo do curso tem enfoque ético e humanístico e aborda temas como: questões raciais e de gênero; inovação tecnológica e Poder Judiciário; justiça restaurativa; o Poder Judiciário e o Direito Indígena. Nos próximos dias, haverá palestras com juízes convidados de outros estados.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 341 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br