Treinamento teve 504 horas-aula, das quais 440 foram ministradas pela Emag
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag) finalizou, no dia 27 de setembro, o curso de formação inicial dos 104 juízes federais substitutos aprovados no XX Concurso Público e empossados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
No encerramento, estiveram presentes a diretora da Emag, desembargadora federal Marisa Santos; a coordenadora acadêmica da Emag, desembargadora federal Renata Lotufo; e os coordenadores adjuntos do curso, juízes federais Vanessa Vieira de Mello e Paulo Marcos Rodrigues de Almeida; e a juíza federal em auxílio à Presidência Adriana Delboni Taricco.
Juíza federal Vanessa Vieira de Mello; desembargadoras federais Renata Lotufo e Marisa Santos; juízes federais Adriana Delboni Taricco; e Paulo Marcos Rodrigues de Almeida (Fotos: Acom/TRF3)
A diretora da Emag parabenizou a equipe de formadores pelo trabalho realizado e ressaltou o mérito dos alunos. “Quando chegamos ao final de algo, descobrimos que é apenas mais um ponto de partida”, afirmou a desembargadora federal Marisa Santos.
A desembargadora federal Renata Lotufo agradeceu o empenho e a dedicação de todos os novos juízes. “Que continuem fortes, resilientes e comprometidos com a profissão.”
Encerramento do curso de formação inicial
A juíza federal Vanessa Vieira de Mello expressou aos participantes votos de felicidade na magistratura. “Que profiram decisões justas e tenham uma grande importância junto à sociedade.”
O juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida desejou aos magistrados coragem, firmeza de espírito e humildade. “A missão começa agora.”
Novos juízes
A juíza federal substituta Mayara de Lima Reis contou que a carreira na magistratura sempre foi um sonho e é um privilégio poder realizá-lo.
Juíza federal substituta Mayara de Lima Reis
Para a nova magistrada, o curso permitiu conhecer o Tribunal de forma mais aprofundada. “Nós tivemos contato com servidores de diversas áreas durante as Práticas Judiciais Monitoradas (PJMs). Foi uma experiência muito rica, porque, daqui a pouco, vamos para nossas subseções e isso auxilia no sistema de cooperação.”
O juiz federal substituto Israel Almeida da Silva afirmou que acessar a magistratura foi um desafio.
Juiz federal substituto Israel Almeida da Silva
Ele mencionou as PJMs presenciais como destaque durante o treinamento. “Você se torna juiz com a experiência prática da atividade jurídica e o contato com o jurisdicionado.”
A Juíza federal substituta Fernanda Oliveira Cardoso ressaltou o orgulho de fazer parte da Justiça Federal da 3ª Região. “Fomos muito bem recebidos e acolhidos.”
Para ela, o curso possibilitou realizar a primeira audiência e “sentir que podemos fazer a diferença na vida das pessoas”.
Juíza federal substituta Fernanda Oliveira Cardoso
Curso
O treinamento ocorreu de 24 de junho a 27 de setembro e teve 504 horas de duração, dividido em dois módulos: nacional e regional. O primeiro, com 40 horas, foi coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O segundo, com 440 horas, foi ministrado pela Emag.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook
Esta notícia foi visualizada 574 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br