Mutirão ofereceu serviços a pessoas em situação de rua no centro da cidade
A primeira edição do Pop Rua Jud em São Bernardo do Campo/SP, promovida de 23 a 25 de abril, na Avenida Redenção, 271, Centro, realizou cerca de 2.500 atendimentos oferecendo diversos serviços de saúde, assistência social e justiça à população em situação de rua e extrema vulnerabilidade social.
Sob coordenação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), a ação ocorreu por meio da atuação conjunta de instituições públicas e organizações não governamentais.
Pessoas passam pela triagem no último dia do mutirão (Fotos: Acom/TRF3)
Em três dias de evento, a Justiça Federal distribuiu 21 processos, sendo que duas ações de benefício assistencial tiveram proposta de acordo homologada pelo Juízo, com atuação da Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Defensoria Pública da União (DPU). Além disso, foram prestados atendimentos e orientações.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou 115 atendimentos; a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) emitiu 143 certidões de nascimento; o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 140 atendimentos; a Defensoria Pública da União (DPU) 60; a Receita Federal 50; a Justiça do Trabalho 14; o Projeto Cidadania Itinerante do Governo de São Paulo 36; e a Secretaria Municipal da Saúde aplicou 222 doses de vacina contra a gripe.
Também houve distribuição de 2.500 refeições, atendimento a imigrantes e aplicação de vacina em animais de estimação.
Servidores do TRE emitiram dezenas de títulos de eleitor
Um caminhão da Caixa Econômica Federal foi utilizado para fornecimento de informações sobre Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP).
Para uma das coordenadoras do mutirão, a juíza federal Lesley Gasparini, o Pop Rua Jud SBC atingiu o objetivo ao atender a população de rua do município e os indígenas das três aldeias locais.
“Quem veio ao evento conseguiu os documentos que buscava e ainda pôde cortar os cabelos, fazer a barba, ganhar roupas e calçados, alimentação e kits de higiene. Agradeço a todos os voluntários e colaboradores que participaram pelo empenho e dedicação”, frisou a magistrada.
Já a procuradora federal Patrícia Tunes de Oliveira salientou que o trabalho conjunto das instituições possibilitou acordos que foram imediatamente homologados e o benefício implantado, com a entrega da carta de concessão no mesmo dia. “O Tribunal está de parabéns pela estrutura oferecida e a quantidade de voluntários que atuaram”, disse.
Severino dos Santos recebe a carta de concessão do INSS
O coordenador regional do Movimento Nacional de População de Rua, João Batista Araújo de Oliveira, elogiou o projeto. “O público compareceu em massa superando nossas expectativas. Vim não só para dar apoio, mas também em busca de atendimento devido à minha situação de vulnerabilidade.”
João Batista Araújo de Oliveira
A força-tarefa está inserida nas políticas públicas judiciais promovidas pelo Comitê Regional Pop Rua Jud do Estado de São Paulo, instituído pela Resolução Conjunta nº 4/2023.
Atendimentos
Marli Aparecida dos Reis está em situação de rua há 15 anos e procurou o Pop Rua Jud para serviços da Caixa, refeições, roupas e calçados. Relatou dificuldades como fome e a busca por abrigo temporário.
“Esta iniciativa é ótima para quem mais precisa. Tenho problemas de saúde e tomo muitos remédios. Ainda espero sair desta situação um dia”, disse.
Marli Aparecida dos Reis
A líder indígena Lídia Krexu Rete Veríssimo, da etnia Guarani Mbyiá, foi ao evento com um grupo de crianças que vivem na aldeia Brilho do Sol.
“Sou a responsável pelos menores porque muitas mães não conseguiram vir. Buscamos ajuda como alimentação e corte de cabelo. Muitas famílias da aldeia são grandes e não recebem ajuda do governo. Por isso, este tipo de evento é muito bom”, relatou.
Lídia Krexu Rete Veríssimo
Luiz André Pinto, 65, descobriu, no evento, que tinha direito a receber o Benefício de Prestação Continuada, instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS). “Foi aqui que fiquei sabendo desse direito. O atendimento foi rápido e esclarecedor. Só posso agradecer.”
Luiz André Pinto
João Batista do Nascimento, 66, foi ao Pop Rua Jud em busca de informações sobre sua aposentadoria. “Não tenho muito conhecimento e aproveitei para saber do meu processo. O país precisa de muitas coisas e aqui é uma semente que pode ajudar no andamento daquilo que o povo precisa.”
João Batista do Nascimento
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:
TRF3: Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin
JFSP: Instagram, Facebook e Twitter
JFMS: Instagram e Facebook

Esta notícia foi visualizada 34 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br