TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

12 / setembro / 2025
Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região realiza encontro de diretores

Painéis sobre atualizações de manuais, fluxos de trabalho e combate ao assédio foram apresentados 

A Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região promoveu, nos dias 11 e 12 de setembro, o terceiro encontro presencial de diretores de secretarias de Juizados Especiais Federais (JEFs), Juizados Especiais das Varas Federais (JEVAs) e Turmas Recursais (TRs). 

Os servidores tiveram oportunidade de compartilhar experiências para o aperfeiçoamento em gestão de pessoas e execução do trabalho nas unidades judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O encontro foi realizado no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). 


Magistrados na abertura do evento (Fotos: Acom/TRF3) 

Compuseram a mesa de abertura o presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta; a coordenadora adjunta dos JEFs da 3ª Região, desembargadora federal Leila Paiva; a vice-diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Silvia Melo da Matta; o coordenador das TRs de São Paulo, juiz federal Caio Moysés de Lima; e a presidente do JEF/SP, juíza federal Gisele Bueno da Cruz de Lima. 

O presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, abriu o evento elogiando a alta produtividade dos Juizados e das Turmas Recursais. “Resultado que coloca a 3ª Região na posição de liderança e reconhecimento público pelo tratamento dado às causas previdenciárias”, disse. 

O magistrado enfatizou a necessidade de racionalização das estruturas e distribuição igualitária do trabalho. 

“Temos que lidar com uma sobrecarga de trabalho. Atualmente precisamos de diretrizes claras para maximizar o resultado a partir de uma estrutura mais enxuta e operativa.” 


Presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta 

A coordenadora adjunta dos JEFs da 3ª Região, desembargadora federal Leila Paiva, ressaltou que a reunião foi idealizada com foco na troca de experiências e superação de dificuldades. 

“Sempre me emociono com estes encontros, porque é um momento de congraçamento, união de forças e de reforço da vocação dos JEFs, que é atender as causas sociais.”, refletiu. 

Segundo a vice-diretora do Foro da SJSP, Silvia Melo da Matta, “o encontro marcou um momento de diálogo construtivo e fortalecimento do compromisso dos JEFs com as pessoas mais necessitadas”. 

O coordenador das Turmas Recursais de São Paulo, Caio Moysés de Lima, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância do evento. “Em oportunidades assim os gestores identificam problemas e buscam soluções. Desta forma conseguimos facilitar a disseminação de boas práticas.”  

Primeiro dia 

A presidente do JEF/SP, Gisele Bueno da Cruz de Lima, deu início aos painéis da manhã com a apresentação do novo Manual dos Juizados Especiais Federais e das Turmas Recursais. 


Encontro foi realizado no auditório do TRF3 

Em seguida, houve apresentação das atualizações e ferramentas de integração institucionais. 

Também foi abordada a importância da articulação com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a interação com a Central Especializada de Análise de Benefícios Demandas Judiciais, uso de Inteligência Artificial (IA) da autarquia federal, fluxos em pensão por morte, incapacidade, idade rural e efeitos da instrução concentrada. 

O painel “Tecnologia, Perícias e Inovação” tratou das atualidades na expedição de requisitórios; perspectivas e avanços no módulo de perícias; aplicações e horizontes da IA no TRF3. 

À tarde, foi apresentado o painel “Chefias Sob Pressão: A Invisibilidade do Sofrimento e os Desafios do Assédio Moral Ascendente”, com as temáticas “Assédio ascendente” e “Assédio moral sofrido por gestores e chefias intermediárias”. 

Por fim, houve debates com foco nos desafios e propostas relacionados aos temas “O papel das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação (Ceamas) no acolhimento e na apuração das denúncias de assédio na 3ª Região” e “Boas práticas institucionais e caminhos para uma cultura organizacional saudável”. 

Segundo dia

No segundo dia do encontro, foram abordados os temas “Cuidar de Quem Cuida: Justiça Restaurativa e o Bem-Estar de Líderes e Servidores” e “Vivência Restaurativa: Círculos de Conexão entre Gestores”. 


Mesa do segundo dia do encontro 

Os participantes fizeram uma reflexão sobre a saúde emocional dos gestores, escuta ativa, corresponsabilidade institucional e liderança empática. 

A coordenadora dos JEFs da 3ª Região, desembargadora federal Consuelo Yoshida, explicou que pela primeira vez um encontro de diretores dos JEFs contou com atividades baseadas na Justiça Restaurativa. 

“É uma visão diferenciada, uma cultura colaborativa, de enfrentar o conflito de forma humanizada”, explicou. 

Em seguida, houve a prática de círculo restaurativo. 

“Trabalhamos com a noção de sentimentos, necessidades e comunicação não violenta”, acrescentou a coordenadora das TRs/MS e do Centro de Justiça Restaurativa da Seção Judiciária de MS, juíza federal Raquel Domingues do Amaral. 


Círculo restaurativo 

A programação foi concluída com o compartilhamento de ideias e sugestões. 

Para Clarissa Morais Teixeira Silva, diretora do JEF de Guaratinguetá, participar do encontro foi enriquecedor. 

“Além de boas palestras, tivemos a oportunidade de conhecer servidores das outras unidades e trocar informações”, observou.

Camila Rocha Fonseca Reis, do JEF de Taubaté, elogiou o conteúdo tratado e destacou os círculos de paz. “Agregou muito ao encontro”, concluiu. 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin       
JFSP: InstagramFacebook e Twitter       
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 15 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br