TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

25 / setembro / 2025
Pop Rua Jud Ribeirão Preto cresce na segunda edição e realiza mais de 3 mil atendimentos em serviços de cidadania 

Mutirão atendeu 622 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade nas áreas de justiça, assistência social e saúde  

A segunda edição do Pop Rua Jud Ribeirão Preto atendeu, nos dias 23 e 24 de setembro, 622 pessoas em situação rua e de vulnerabilidade social. O mutirão, organizado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e pela 2ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, ofereceu serviços nas áreas social, de justiça e cidadania, totalizando mais de 3 mil atendimentos. 

A ação ocorreu na Praça da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS), localizada na Avenida Jerônimo Gonçalves, 466, no centro da cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal e parceria de órgãos públicos e organizações não governamentais. 


Passaram pela triagem 622 pessoas (Fotos: Acom/TRF3) 

A população teve acesso à emissão de documentos, orientações jurídicas, informações sobre benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Também foram oferecidos cortes de cabelo, alimentação, serviços de saúde, assistência social, distribuição de kits de higiene e vestuário, além de sessões de terapia reiki. 


Serviços de saúde foram oferecidos 

Atendimentos  

Na Justiça Federal, 28 pessoas passaram por perícia judicial, 18 ações foram propostas e 10 acordos firmados. 

A Justiça Eleitoral realizou 329 atendimentos; o Cartório de Registro Civil, 400; a Defensoria Pública da União (DPU), 31; a Procuradoria Federal, 18; o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 130; o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) emitiu 150 documentos. 

O Exército atendeu 200 pessoas; a Defensoria Pública Estadual (DPE), 126; a Receita Federal, 85; a Caixa Econômica Federal, 155; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 622; e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), 17. 


Pessoas em situação de vulnerabilidade compareceram 

A Secretaria de Saúde prestou 1.393 atendimentos, incluindo testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, auriculoterapia e reiki, vacinações, coleta de sangue, consultas médicas, avaliação bucal e atualização cadastral do SUS. A Secretaria de Assistência Social realizou 262; o Centro de Referência Especializado à Pessoa com Deficiência, 18; o Programa Recomeço, 10. 

O Centro Pop distribuiu 1.060 refeições e 700 cafés da manhã; 140 pessoas utilizaram os chuveiros comunitários; 200 peças de roupas foram doadas; 119 cortes de cabelo realizados; e 16 passagens rodoviárias foram emitidas no programa “Recâmbio”. 

A Associação Vida Animal (AVA) distribuiu 90kg de ração, e realizou 100 avaliações veterinárias, incluindo vermifugação, vacinação e agendamento para castração. 

Depoimentos e opiniões 

O presidente do Juizado Especial Federal (JEF) de Ribeirão Preto, juiz federal Paulo Ricardo Arena Filho, foi o responsável pela organização e enfatizou as melhorias desta edição. 


Juiz federal Paulo Arena 

“Nosso objetivo foi atingido: atender mais pessoas e, acima de tudo, atender melhor. A estrutura deste ano foi mais organizada, com a praça totalmente fechada, permitindo que os colaboradores trabalhassem com tranquilidade e que as pessoas encontrassem os serviços com facilidade.”  

A diretora do JEF/Ribeirão Preto, Janaína Garcia Bezerra, gerenciou a organização do evento e comentou: “Apesar das tratativas com as instituições parceiras serem árduas, ver o resultado e a alegria das pessoas faz tudo valer a pena.” 


Janaína Garcia Bezerra 

O juiz federal Peter de Paula Pires, da 3ª Vara-Gabinete, participou do Pop Rua Jud pela primeira vez. 

“Este é um trabalho importante, que estende os braços da Justiça Federal e de vários órgãos. É o Estado olhando para quem vive em situação mais difícil, oferecendo oportunidades para obtenção de renda e melhorar a condição social”. 


Juiz federal Peter de Paula Pires 

Para a procuradora federal Fernanda Maria Pagotto, que também esteve na ação pela primeira vez, trata-se de um evento que traz muitos ganhos. 

“A Procuradoria fez vários acordos em benefícios assistenciais que exigem perícia e avaliação social. Aqui, o resultado sai no mesmo dia, o que faz muita diferença para a população mais vulnerável.” 


Procuradora federal Fernanda Maria Pagotto 

A advogada Débora Oliveira atuou como voluntária. Para ela, as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social precisam de atenção especial. 

“Ajudo nas comunidades há anos e percebo que essa população cresceu muito, principalmente por questões de saúde mental.” 


Advogada Débora Oliveira 

Casos 

Valeriano Xavier de Oliveira, 65, esteve no Pop Rua Jud em busca do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC–LOAS) para idoso. 

“Fui criado sem os meus pais e trabalhei na lavoura por muitos anos. O pouco dinheiro que consigo não dá sequer para pagar a comida. O que estão fazendo aqui deveria acontecer em todo o Brasil. Sou muito grato.” 


Valeriano Xavier de Oliveira 

Anderson dos Santos Costa, 34, estava sendo procurado pela mãe Ioneide Silva dos Santos, 59, que vivia no Maranhão. Depois de muita luta em busca pelo filho, o encontrou em Ribeirão Preto vagando pelas ruas.  

“Quando o achei, fui atrás de um benefício para ele, que está em situação precária, com problemas sérios de saúde. Fiquei sabendo do mutirão e vim correndo buscar ajuda. Conseguimos o que procurávamos e estamos felizes. Quero muito voltar para o Maranhão”, disse dona Ioneide. 


Ioneide Silva dos Santos 

Mateus Evandro de Oliveira Camargo, 50, possui transtorno depressivo e passou por reabilitação. 

“Nunca vi um trabalho tão bem-feito como este. Além de passar pelo médico e fazer documentos, descobri que tenho direito a um benefício por causa da minha saúde e dos medicamentos que preciso tomar. Consegui ser ouvido e saio daqui satisfeito.” 


Mateus Evandro de Oliveira Camargo 

O Pop Rua Jud integra as políticas públicas judiciais promovidas pelo Comitê Regional Pop Rua Jud do Estado de São Paulo, instituído pela Resolução Conjunta nº 4/2023. A ação também atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que criou a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.  


Equipe da Justiça Federal 

Assessoria de Comunicação Social do TRF3 

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin  
JFSP: InstagramFacebook e Twitter  
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 19 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br