TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

26 / setembro / 2025
TRF3 recebe do CNJ Prêmio Eficiência Tributária

Vencedores foram homenageados em cerimônia que destacou as boas práticas na gestão de execuções fiscais

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) foi vencedor na 1ª Edição do Prêmio Eficiência Tributária , do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no segmento Justiça Federal.

A premiação foi concedida pela redução percentual de casos pendentes e diminuição da Taxa de Congestionamento das Execuções Fiscais, a partir da verificação da base de dados DataJud.

A taxa de congestionamento reduziu de 81,92% , em junho de 2024, para 80,46%, em junho de 2025. No mesmo período, o volume de casos pendentes caiu 23%, passando de 1.433.109 para 1.230.013.

A redução da Taxa de Congestionamento foi impactada pela baixa definitiva de processos, resultante de projetos implementados na 3ª Região, especialmente o Programa Simplificado de Extinção das Execuções Fiscais (PSE Fiscal), instituído em 2019.

cerimônia que homenageou os premiados, no dia 16 de setembro, foi marcada pelo reconhecimento às boas práticas na gestão de execuções fiscais.



Professor da USP Gustavo Henrique Badaró; juíza federal da 3ª Região e auxiliar da Presidência do CNJ Kátia Hermínia Martins Lazarano Roncada; desembargadora federal do TRF3 e conselheira do CNJ Mônica Nobre; e conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano (Foto: CNJ)

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o enfrentamento da litigiosidade no país é prioridade e lembrou que a área tributária é uma das cinco com o maior número de processos contra o poder público, sendo o maior gargalo nas execuções fiscais.

Barroso destacou o êxito da política do Conselho de enfrentamento das execuções fiscais. “Conseguimos extinguir 13 milhões de execuções entre outubro de 2024 e julho de 2025, reduzimos em 37% a quantidade de novos ajuizamentos e em 20% a taxa de congestionamento.”

Ele citou três grandes conquistas: redução de novas ações, com a exigência do prévio protesto; extinção de grande quantidade de ações com valor abaixo de R$ 10 mil sem movimentação útil há mais de um ano; e extinção dos processos sem indicação de CPF ou CNPJ, como exige o Código de Processo Civil.

Eficiência Tributária 

Instituído pela Resolução CNJ nº 471/2022, o prêmio busca incentivar práticas que promovam eficiência e modernização no tratamento da litigiosidade tributária, além de fomentar a troca de experiências entre instituições públicas e privadas.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin   
JFSP: InstagramFacebook e Twitter   
JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 56 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br