TRF3 SP MS JEF

acessibilidade

Transparência e Prestação de contas
ícone de acesso à internet Acesso à Internet
Menu

23 / maio / 2023
Estudantes da Fadisp e UniDrummond visitam TRF3 e Justiça Federal em São Paulo

Projeto “Portas Abertas” visa apresentar a organização e o funcionamento do Judiciário  

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a Justiça Federal em São Paulo (JFSP) receberam, no dia 18 de maio, 24 estudantes dos cursos de Direito da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp) e Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond), no projeto “TRF3 de Portas Abertas: Para Uma Visão Cidadã”.     

A iniciativa é da Ouvidoria-Geral, dirigida pelo desembargador federal Fausto De Sanctis, e consiste em visita monitorada com o propósito de apresentar a organização e o funcionamento da Justiça Federal da 3ª Região, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.     

Para a estudante de mestrado da Fadisp Alessandra de Santis Ribeiro, 28 anos, que trabalha na área de Direito de Família e Sucessões, conhecer a Justiça Federal é enriquecedor, uma vez que atua mais na esfera estadual.  

A universitária Eloísa Rodrigues Barbosa de Oliveira, 19 anos, da Fadisp destacou a perspectiva do aprendizado. “Estou no terceiro semestre do curso e ter a oportunidade de ver na prática o que estudamos na teoria é muito bom.” 

A programação começou no Fórum Criminal de São Paulo/SP. Os alunos foram recebidos pelo servidor Cleber José Guimarães. Ele conversou com os visitantes sobre competência e tipos de crimes julgados pela Justiça Federal. Apresentou, ainda, a estrutura das varas criminais e da tramitação processual. “É importante que as pessoas conheçam a razão da existência do Judiciário Federal e possam falar com propriedade de temas que a envolvem.” 

Na sequência, os alunos presenciaram uma audiência de instrução por videoconferência, presidida pelo juiz federal Silvio César Arouck Gemaque, da 9ª Vara Federal Criminal. 


Estudantes acompanham audiência de instrução por videoconferência (Foto: Acom/TRF3) 

Ele ressaltou a relevância do projeto ao possibilitar que as pessoas aprendam como funciona o processo e, ao mesmo tempo, saibam o que está acontecendo no judiciário. “No momento em que o processo judicial eletrônico está cada vez mais presente, o acesso é fundamental para tornar o sistema conhecido por todos”, afirmou.  

Após a audiência, eles puderam manusear autos na 8ª Vara Federal Criminal.  

No Tribunal  

No TRF3, os graduandos visitaram o Centro de Memória, onde tiveram contato com o acervo histórico institucional. A seguir, assistiram a uma palestra com a desembargadora federal Leila Paiva. A magistrada contou sobre sua trajetória e abordou a criação dos JEFs na 3ª Região.   

“A iniciativa possibilita o contato com os futuros operadores do Direito e a partilha do conhecimento na esfera da prestação jurisdicional. É uma troca de experiências, em que oferecemos o aprendizado, mas também recebemos a motivação para continuar e melhorar o trabalho desenvolvido”, salientou a desembargadora federal.  


Desembargadora Leila Paiva palestra para estudantes durante visita no Plenário do TRF3 (Foto: Acom/TRF3) 

Pamela da Silva Batista, 28 anos, veio sozinha para participar da visita. Aluna de Direito das Faculdades Integradas Campos Salles, ela falou sobre como a iniciativa ampliou sua visão ao se permitir pensar em outras possibilidades de carreira além da advocacia.   

Para a estudante da UniDrummond Franciele da Silva, 31 anos, que está no primeiro semestre de Direito, a visita foi importante para compreender o funcionamento da justiça. “Aumentou a minha vontade de optar pela magistratura. Depois das palestras, eu tive a confirmação de que é isso o que eu quero.”  

Salvador Marciano Gomes da UniDrummond, 66 anos, se surpreendeu com a estrutura e dedicação dos profissionais envolvidos no projeto. Ele disse se sentir realizado com o curso de Direito. “Não devemos parar nunca, ainda mais quando se trata de conhecimento. Meus filhos já estudaram, agora é a minha vez”, finalizou.  


Desembargadora federal Leila Paiva (ao centro) junto a Estudantes da Fadisp e da UniDrummond (Foto: Acom/TRF3) 

Conhecendo a Justiça   

O projeto “TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã” é aberto ao público em geral e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem por objetivo transmitir informações sobre as funções e as atividades de órgãos do Poder Judiciário.   

Toda pessoa interessada pode participar do projeto. Para isso, basta efetuar inscrição prévia pelo link "Agende uma Visita", no site do TRF3.   

Assessoria de Comunicação Social do TRF3  

Siga a Justiça Federal da 3ª Região nas redes sociais:  

TRF3: InstagramFacebookTwitter e Linkedin  

JFSP: InstagramFacebook e Twitter  

JFMS: Instagram e Facebook 

Visitas a notícia

Esta notícia foi visualizada 307 vezes.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

Email: acom@trf3.jus.br



Compartilhar
Pesquisa de notícias

Para notícias anteriores a Outubro de 2021, clique aqui.
Dúvidas » Email : acom@trf3.jus.br