A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região - EMAG promoveu na noite de ontem, o I Encontro Literário do TRF3.
A platéia, repleta de servidores, juízes e advogados, entre eles a presidente do TRF3, desembargadora federal Anna Maria Pimentel e a diretora da EMAG, desembargadora federal Suzana Camargo, se reuniu pela primeira vez, não para discutir assuntos jurídicos, mas para ouvir a professora Clenir Bellezi de Oliveira falar sobre a vida e obra de Fernando Pessoa.
A desembargadora federal Vera Lucia Jucovsky, atualmente responsável pelo Departamento de Artes da EMAG, ressaltou a importância destes encontros. "A vida não é feita apenas de um setor compartimentado. De modo que a arte também deve fazer parte de nossos encontros", disse ela.
Clenir Bellezi, formada em Letras pela USP, é doutoranda em Literatura Portuguesa. Com vinte e quatro anos de carreira, a professora demonstra além da paixão pelo que faz um profundo conhecimento do assunto, já que Fernando Pessoa é objeto de sua tese de doutorado.
Neste primeiro encontro, Clenir apresentou o autor, situando-o no contexto social, político e cultural de sua época, desde o nascimento em 1888 até sua morte em 1935. Ao falar dos principais aspectos de sua obra, a professora enfatizou a genialidade de um homem que parece ter vivido muito a frente de seu tempo.
O módulo, composto de 4 encontros se encerra no dia 31 de março. No próximo encontro, dia 10 de março, o tema a ser abordado será o lirismo na poesia de Fernando Pessoa e seu heterônimo Alberto Caeiro.

Esta notícia foi visualizada 1341 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br