O programa Via Legal nº 327, que vai ao ar na semana de 10 a 16 de dezembro, trará os seguintes destaques:
É cada dia maior o número de pessoas que têm dois ou até três empregos. Situação que, na maioria das vezes, não se trata de opção, mas de necessidade. O Via Legal desta semana discute as conseqüências da jornada dupla. Viviane Rosa conversou com quem mantém essa rotina que costuma trazer problemas que vão além do cansaço físico. Para os profissionais que atuam no serviço público, por exemplo, a prática só é permitida a quem atua nas áreas de saúde e educação. Mesmo assim, se a carga horária não for compatível, o trabalhador pode ter de se explicar nos tribunais.
Direto de Pernambuco, Juliano Domingues traz os desafios do país para acabar com a corrupção em áreas como a fiscalização nas rodovias. A prisão e a expulsão de agentes da Polícia Rodoviária Federal, medida cada dia mais freqüente, é um exemplo do que vem sendo feito para mudar a realidade. Os motoristas reconhecem os avanços mas ainda afirmam ter medo. Eles denunciam a cobrança de propina para a liberação dos veículos nas barreiras policiais.
Em outra reportagem, o programa apresenta o trabalho de conciliadores voluntários. Profissionais que têm o desafio de intermediar a negociação entre as partes envolvidas num processo judicial. Analice Bolzan mostra porque a atuação destas pessoas é tão importante para que o país incorpore a cultura da conciliação. Há três anos, o Brasil mobiliza, sempre no mês de dezembro, servidores e juízes em mutirões para analisar desde questões previdenciárias até processos contra o Sistema Financeiro da Habitação.
E os acordos são mesmo o melhor caminho para resolver conflitos. Erica Resende mostra que em Santos, no litoral paulista, a interferência da Justiça Federal permitiu a revitalização de uma das praias mais importantes da cidade. Depois de um longo impasse, o espaço ganhou um parque público e se prepara agora para receber um museu que vai contar a história do surf no país.
HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
TV BRASIL - DF
(canal 2)
Dia 13 de dezembro às 8h30
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 10 de dezembro às 21h30
Dia 15 de dezembro 13h30
REDE DA TV EDUCATIVA
Dia 13 de dezembro às 8h30
REDE CULTURA
Dia 13 de dezembro às 7h30
Esta notícia foi visualizada 1459 vezes.
Assessoria de Comunicação Social do TRF3
Email: acom@trf3.jus.br